SIMEC e Sindquímica realizam reunião intersindical na Casa da Indústria
Os associados do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) e do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica-CE) participaram de uma reunião conjunta nesta terça-feira, 11/06, na Casa da Indústria da FIEC. Na ocasião, foram abordados informes de ambos os sindicatos e projetos conjuntos, como o Maranguape Industrial Park, polo industrial que reunirá empreendimentos dos setores químico e metalmecânico, além de confecções e vestuário.
Marcos Soares, presidente do Instituto Orbitar, trouxe à reunião atualizações sobre o polo industrial de Guaiúba e o Maranguape Industrial Park. O primeiro já conta com cinco indústrias em funcionamento e oito em construção, e o segundo está em fase final de preparação. “Toda a infraestrutura que o Polo [de Maranguape] vai precisar já está articulada. A prefeitura de Maranguape é uma parceria muito forte. A gente conseguiu em tempo recorde, dois anos, preparar toda essa doação de terreno, e foi um processo rápido”, destacou Marcos Soares.
O presidente do SIMEC, César Barros, ressaltou a necessidade de momentos conjuntos como a reunião intersindical para o fomento do associativismo. “A gente demonstra nossa união dessa forma. E quanto mais gente envolvida, melhor para a gente conseguir alcançar nossos objetivos”, destacou. “É uma iniciativa muito importante. Isso fortalece as nossas instituições e nos aproxima”, reforçou Paulo Gurgel, presidente do Sindquímica.
A reunião contou ainda com palestra sobre a importância do cooperativismo e seu impacto na sociedade, ministrada pela assessora de negócios do Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), Erika Sobral. O advogado Eduardo Aragão, da Aragão Advocacia, apresentou aos associados o sistema de holding familiar, que permite a centralização da gestão de negócios familiares em uma única entidade, sendo uma opção para simplificar a administração do patrimônio. O momento contou ainda com palestra de Iêda Montenegro, presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), sobre proteção contra corrosão em estruturas metálicas.
Texto: Caroline Rocha
Fotos: George Lucas