Em sua 6ª edição, IEL Negócios debate integração entre pesquisa, inteligência de mercado e estratégias de marketing
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Escola de Leads promoveram, na terça-feira (11/06), a 6ª edição do IEL Negócios. Com o tema "Integrando pesquisa, inteligência de mercado e estratégias de marketing", o evento proporcionou a empresários de diversos segmentos troca de conhecimentos sobre inserção de estudos mercadológicos em estratégias de negócio, criação de estratégias eficientes de marketing, assim como a elaboração de metas empresariais de maneira mais sustentável para as empresas.
A edição contou com os facilitadores Pedro Breckenfeld, Consultor e Diretor de Planejamento da Agência i9 Publicidade, e Ivna Morosini, Diretora de Atendimento e Relacionamento da Agência i9 Publicidade. O público do evento foi formado por um público de cerca de 40 pessoas, entre empresários e profissionais de diversos segmentos e ramos de atuação no mercado.
“Para esta 6ª edição do IEL Negócios, nós trouxemos uma temática que é bem importante, que é a questão da estratégia do marketing associada à parte de estudo, de pesquisa, de entender como o mercado vem se comportando. Estamos juntando essas duas expertises aqui para apresentar às empresas de que forma elas podem entender melhor esse mercado e levar para dentro do seu negócio uma melhor estrutura para a linha de atuação”, explicou a Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins.
Mais uma vez, o encontro foi marcado por momentos de networking entre os participantes. Para o CEO da Escola de Leads, Tiago Lucena, o IEL Negócios vem cada vez mais reverberando soluções e educação executiva para empreendedores cearenses, reunindo prestadores de serviços, empreendedores, colaboradores, diretores de empresas, numa vasta e colaborativa troca de ideias e experiências.
“Eu nunca vi um evento para ter tanto engajamento. As pessoas nos procuram, falam, agradecem e desenvolvem ações que foram passadas aqui. Afinal, quando a gente promove um evento como esse, não está apenas aqui para palestrar. É uma aula da qual a pessoa sai com informações, com networking, com negócios fechados. O IEL Negócios é a prova de que a nossa sociedade está disposta a aprender, a executar e aumentar a sua produtividade”, disse.
Acumulando experiências com marcas como Carrefour, Raízen, Cacau Show e Giraffas, Pedro Breckenfeld realizou uma apresentação tendo como proposta-chave levar empresários, gestores e líderes a compreender melhor a jornada de integração de pesquisa e marketing, e como isso afeta positivamente nas tomadas de decisão do negócio.
“Hoje a gente veio agregar a nossa experiência e a nossa visão para auxiliar os tomadores de decisão a entender um fluxo. Como se integra uma pesquisa, que gera um insight, que alimenta uma inteligência mercadológica para criar uma vantagem competitiva. Esta é a provocação central. O mercado está cada vez mais concorrido. Não dá mais para as pessoas viverem nele sem uma definição estratégica. Tem que ser claro, tem que integrar internamente, integrar nos departamentos, e também ser claro na mensagem para o cliente”, pontuou.
Professora universitária e especialista em Marketing de Serviço (FIA-USP), Ivna Morosini abordou cada etapa do marketing dentro do ambiente de empresas, passando pela relação entre comunicação e estratégia de negócios. “A gente veio apresentar esse universo da comunicação, mas interligada aos resultados de pesquisa. A pesquisa como base, a pesquisa como estudo científico, a pesquisa integrando dentro do processo do marketing. E também apresentamos o cenário do marketing, envolvendo sua base de atuação, mas mostrando o relacionamento com todos os seus pontos de contato. Das vantagens competitivas, da inteligência do negócio, até a ponta final, que é a comunicação que chega para o público pretendido”, detalhou.
Educação para negócios e consultorias
O IEL Negócios é resultado da parceria firmada entre o IEL Ceará e a Escola de Leads, que desde agosto de 2023 cumpre o objetivo de preparar empresas cearenses para o protagonismo no universo digital.
Desde a sua 4ª edição, o IEL Ceará disponibiliza aos participantes a Consultoria Smart IEL, iniciativa da instituição para aceleração de negócios, em áreas como gestão financeira, gestão comercial, gestão de processos e gestão da informação, com análise dentro das empresas para elaboração de diagnósticos e soluções. O programa oferece até 40 horas de consultoria focadas em gerar transformação e resultado em tempo reduzido e com metodologia comprovada.