Karina Frota aborda recessão econômica argentina em coluna no jornal O Povo
Na edição desta semana, a coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, no jornal O Povo aborda a recessão econômica enfrentada pela Argentina.
Leia o texto na íntegra:
Argentina enfrenta recessão econômica expressiva
Itens de supermercado, eletrodomésticos e restaurantes atravessam um horizonte sensível de dificuldade. O país segue em desaceleração econômica e queda do consumo
A crise que o consumo na Argentina enfrenta está presente em todos os segmentos do mercado doméstico. Itens de supermercado, eletrodomésticos e restaurantes atravessam um horizonte sensível de dificuldade.
A Argentina enfrenta uma recessão econômica expressiva. Apesar do registro de um primeiro superávit fiscal especialistas comentam que o superávit foi resultado de cortes de gastos que não são sustentáveis, como demissões e descontinuação de obras públicas.
Segmentos como combustíveis, gás, eletricidade, água e habitação tiveram aumentos expressivos em suas tarifas devido à suspensão dos subsídios. O país segue em desaceleração econômica e queda do consumo.
A política de ajuste e desregulamentação econômica resultou inclusive na falta de medicamentos indispensáveis para pacientes em tratamento de saúde. A queda nos preços de alguns produtos é significativamente atribuída a ausência de consumo.
Nos próximos meses, com a “correção” dos preços relativos da economia, o impacto será sentido na capacidade dos gastos domésticos. Caso a queda no ritmo dos aumentos não resulte numa melhoria do poder de compra dos salários, o cenário permanecerá complicado.