telefone(85) 4009.6300

Acordo de Cooperação Técnica é assinado para a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia do ITA e do Instituto SENAI de Inovação no Ceará

06/06/2024 - 19h06

Na tarde desta terça-feira (04/06), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) focado nas áreas de Energias e Engenharia de Sistemas, na Base Aérea de Fortaleza. O projeto inclui o Centro de Inovação e Pesquisa Tecnológica do ITA e o Instituto SENAI de Inovação (ISI). A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, com a presença de diversas autoridades.

O documento foi assinado pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas; pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; pelo Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante; pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kânitz Damasceno; e pelo Diretor Regional do SENAI Ceará e SESI Ceará, Paulo André Holanda.

“A inovação está ligada à indústria e à academia. E o que nós estamos desenvolvendo aqui é o Instituto SENAI de Inovação. Nosso grande trabalho - da CNI, da FIEC e dos SENAI nacional e local - é para que possamos pegar as demandas dos empresários, sejam de onde forem, e trazer para o Instituto, para que as mentes brilhantes que lá estarão desenvolvam projetos. Cerca de 40% dos alunos do ITA são oriundos do Ceará, ou vieram para cá para estudar. Quando se formam, tendem a sair do estado. Nossa missão é fazer com que esses alunos, amanhã, possam ser grandes empresários, sem terem que sair daqui, pois a grande riqueza do Ceará são os cearenses”, comentou Ricardo Cavalcante.

O Presidente da FIEC ainda anunciou um investimento de cerca de 30 a 40 milhões de reais para tornar o Instituto SENAI de Inovação uma realidade.

Segundo o Ministro José Múcio Monteiro, a vinda do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para o Ceará desencadeia uma série de mudanças positivas. “Nada segura esse projeto porque plantamos uma semente, em janeiro, e, hoje, já estamos colhendo frutos, quatro meses depois, lançando o primeiro laboratório de tecnologia que a Federação das Indústrias do Ceará está levando para lá. O Ceará começa, hoje, a mudar os destinos da região mais pobre do Nordeste.”

“Nós queremos que migre para o mundo não são nossos filhos e netos, mas o resultado do conhecimento que vamos elaborar nesses institutos. É preciso ter energia; setor privado para investir; mão de obra qualificada para trabalhar neste setor; e conhecimento. Para ter conhecimento, tem que ter pesquisa. E Deus vai nos ajudando, por termos o Ricardo Cavalcante como Presidente da FIEC; por coincidência, ele vai para a CNI; temos um nordestino no Ministério da Defesa; temos um gaúcho cearense na Aeronáutica; e temos um cearense que fundou o ITA. E essa conflagração nos permite termos o ITA, o Instituto e o Investimento da FIEC e do SENAI”, discursou o Governador Elmano.

Para o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno, o empreendimento é motivo de comemoração para todas as entidades envolvidas em sua realização e, consequentemente, para o estado do Ceará. “É razão de júbilo reconhecermos a oportunidade única de transformar a Base Aérea de Fortaleza em um centro de excelência em pesquisa e inovação, devendo ser o Instituto de Ciência e Tecnologia um catalisador para o desenvolvimento regional em duas frentes, atuando como ele sólido entre indústria e meio acadêmico, e fortalecendo as bases em prol de um futuro mais próspero e sustentável”, disse.

“O Instituto SENAI de Inovação (ISI) será um atrativo para novas indústrias virem se instalar dentro do próprio campus. Então será criado um verdadeiro habitat de inovação, onde os institutos e indústrias farão conexões entre si, e o SENAI do Ceará vai contribuir com melhorias em grandes processos e produtos, ligando toda a nossa expertise com o Governo do Estado e a Aeronáutica", disse Paulo André Holanda.

Também compuseram o palco de honra da cerimônia: o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos; a Vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Deputado Evandro Leitão; o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Professor Doutor Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi; o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida; a Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, representando o Ministro da Educação, Camilo Santana; o Deputado Federal Robério Monteiro; o Superintendente da PRF no Ceará, Anthony Lima; o Superintendente da PRF no Ceará, Anthony Lima; o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Max Quintino; o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; a Secretária de Estado da Articulação Política e Senadora da República, Augusta Brito; a Secretária de Estado da Educação, Eliana Estrela; a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, e Educação Superior, Sandra Monteiro; o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo, Ten. Cel. Alex Ferreira; e os Deputados Estaduais Stuart Castro, Marcos Sobreira e Guilherme Sampaio.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright