Ricardo Cavalcante recebe Generais do Exército brasileiro para reforçar parcerias e apresentar trabalho do Observatório da Indústria
Nesta quinta-feira (23/05), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu visita de Generais do Exército Brasileiro. Acompanhado do 1º Vice-Presidente, Carlos Prado, o Gestor da FIEC reuniu-se na Casa da Indústria com o Comandante Militar do Nordeste, General Maurílio Ribeiro; o Chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, General Francisco Humberto Montenegro Júnior; e o Comandante da 10ª Região Militar, General Pinto Sampaio. Em pauta, estiveram a continuidade de parcerias, a apresentação do Observatório da Indústria e do Hub do Hidrogênio Verde cearense aos militares.
Também acompanharam o encontro o Coronel Aita; o Coronel Bortoluzzi; o Coronel Menezes; o Major Marx Sampaio; o Conselheiro Fiscal da FIEC, Marcos Montenegro; o empresário Amarílio Cavalcante; o Superintendente de Relações Institucional da FIEC, Sérgio Lopes; a Coordenadora Técnica de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria, Laís Veloso; o empresário gráfico Fabio Brasil, e os Auditores Fiscais da Secretaria da Fazenda, Reginaldo Carvalho e Saris Pinto.
Ricardo Cavalcante enfatizou a importância do diálogo e da cooperação entre a Indústria e as Forças Armadas, e afirmou que a intenção de ambas as partes é estreitar ainda mais as relações e parcerias, pelo bem social e por mais avanços no campo das oportunidades.
"É uma honra recebê-los aqui. A Federação fica muito feliz com esses momentos de diálogo com o Exército. Nós fazemos juntos muitos trabalhos importantes aqui no Ceará. Exemplo disso é o projeto Soldado Cidadão, do SENAI Ceará, ofertando qualificação profissional em diversos cursos voltados aos militares das Forças Armadas. Unidos, aumentamos a nossa capacidade de encontrar soluções", disse o Presidente da FIEC.
Na oportunidade, Cavalcante também apresentou às autoridades militares os trabalhos realizados pelo Observatório da Indústria, com mapeamentos de informações dos municípios cearenses e Brasil, e apontou o investimento em Tecnologia da Informação como caminho crucial para a tomada de decisões que tragam melhores resultados na otimização de serviços e mais celeridade aos processos. Foram exibidos dados de diversos eixos, incluindo Economia, Emprego e Renda, Infraestrutura, Sustentabilidade e Energias Renováveis.
"A informação é o ouro do presente e do futuro. Por isso, investimos em inovação e tecnologia na área de dados por meio do trabalho do Observatório da Indústria, pensando no desenvolvimento social e no fortalecimento da Indústria. Transformamos dados em informação, de uma forma que conseguimos ouvir bem as demandas de quem está do outro lado para ajudar a resolvê-las", pontuou.
Hidrogênio Verde
Durante a apresentação, Ricardo Cavalcante destacou ainda a atuação da FIEC na pauta da Transição Energética e da produção do Hidrogênio Verde como combustível limpo e sustentável. Apresentando dados de estudos desenvolvidos por equipes da Federação, o Gestor apontou aos visitantes as vantagens propiciadas no fortalecimento de diversas cadeias produtivas verdes para o desenvolvimento no Ceará.
Recepção positiva
O Comandante Militar do Nordeste, General Ribeiro, avaliou que a reunião na FIEC foi muito positiva e que todos os militares saem da Casa da Indústria com novos conhecimentos e novas práticas a serem implementadas da melhor forma.
"Eu tenho que agradecer a maneira muito fidalga com que fomos recebidos na Federação das Indústrias, um momento muito especial. O Presidente fez uma apresentação impressionante. Foi uma aula riquíssima em informações muito valiosas, que fez a gente sair com a cabeça girando e pensando de que maneira nós podemos aproveitar toda essa capacidade atingida pelo Observatório da Indústria", elogiou o General.
Ribeiro destacou ainda que as parcerias entre o Exército e o Sistema FIEC tem um importante papel no ingresso de profissionais qualificados no mercado de trabalho para servir todos os setores da Indústria, garantindo o fortalecimento da economia.
"Nós queremos contribuir para que sempre haja uma convergência para qualificar o profissional que nos ajuda no dia a dia no quartel, mas também que ele esteja bem preparado e qualificado também para ajudar nos diversos setores da economia. A falta de qualificação não pode ser um gargalo para que a Indústria avance o quanto pode avançar", pontuou.
Homenagens
Durante almoço na FIEC, o Ricardo Cavalcante agradeceu aos presentes pela manhã de diálogo e compartilhamento de ideias entre os representantes das instituições. Em nome da comitiva do Exército Brasileiro, o General Ribeiro entregou ao Presidente da FIEC, como gesto de gratidão e para selar a parceria entre as instituições, a Moeda do Comando Militar do Nordeste, e um livro em celebração dos 75 Anos das Forças de Missões de Paz, que conta com forte atuação de militares brasileiros.