CNI retoma Programa de Excelência Sindical com ações de fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) está retomando uma série de ações voltadas ao fortalecimento dos sindicatos empresariais industriais e acaba de lançar o Programa Excelência Sindical, que visa valorizar, ampliar e promover a representatividade do setor. Em parceria com as Federações de Indústria de todo o país, o programa se organiza em três eixos, sendo um deles o Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024 cujo objetivo é celebrar iniciativas desenvolvidas por federações e sindicatos da indústria, com foco na promoção do associativismo e fortalecimento sindical.
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e vice-Presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, avalia que o programa é um importante instrumento de estímulo à atividade sindical. “Para crescer, a indústria brasileira precisa contar com instituições de representação fortes e coesas. A CNI, com um olhar estratégico para o desenvolvimento dos sindicatos, que são a base do nosso Sistema Indústria, traz essa iniciativa com o propósito de aprimorar a atuação dessas entidades e ao mesmo tempo estreitar o seu vínculo com as indústrias e as próprias federações. É por meio desse trabalho que nos mantemos sempre próximos às nossas indústrias e aos nossos sindicatos para fazer as entregas que elas precisam para prosperar”, argumenta.
Através do Programa de Excelência Sindical, CNI e as Federações de Indústria de todo o país vão compor um grupo de trabalho permanente focado no tema, a Rede Sindical. Essa rede é o primeiro eixo de atuação do programa e ela irá propor ações de mobilização e relacionamento para engajar os sindicatos industriais, além de estratégias de disseminação, troca de experiências e boas práticas.
O segundo eixo, de capacitações, é voltado para disseminar conhecimento, atrair associados, fortalecer e promover o sistema de representação da indústria. Para isso, são previstas atividades como ciclo de palestras, mesas redondas e lives, entre outras ações.
Prêmio Excelência Sindical da Indústria
Terceiro eixo do programa, o Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024 tem o objetivo de reconhecer as federações e sindicatos empresariais que têm se destacado na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria, com ações desenvolvidas e implementadas no período de 01/01/2023 a 28/04/2024. As inscrições para o prêmio seguem até 28 de junho e os sindicatos industriais cearenses interessados podem procurar o Núcleo de Convênios e Parcerias da FIEC (Nucop) para tirar dúvidas e fazer a inscrição.
A premiação contemplará três federações e três sindicatos e os vencedores irão receber, além de prêmios em dinheiro, placa de reconhecimento com menção à premiação e à classificação. Os resultados serão conhecidos e entregues no final do ano, durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI).