FIEC participa de reunião de bancos de desenvolvimento da América Latina e Caribe
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), representada pelo 1º Vice-Presidente, Carlos Prado, participou da abertura da 54ª reunião anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), nesta quarta-feira, 15/05, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza. Estiveram presentes no evento o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, o Presidente da Alide, Luis Antonio Ramirez, o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o Presidente do BNB, Paulo Câmara.
Realizada entre os dias 15 e 17 de maio, a reunião tem como foco central "O financiamento do desenvolvimento diante dos atuais desafios globais" e conta com a mobilização de membros da comunidade financeira internacional. Estarão presentes 250 representantes de instituições financeiras de 26 países.
Durante a solenidade de abertura do encontro, ações de sustentabilidade diante da crise climática em todo mundo foram destaque. Em seu discurso, o Governador Elmano de Freitas enfatizou a necessidade de acelerar a transição energética, com investimento em energias renováveis.
Na ocasião, Elmano citou a parceria e o trabalho da gestão do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que esteve juntamente com a comitiva cearense em Roterdã, na Holanda, para assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) da Eletrobras na World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, maior evento mundial sobre hidrogênio verde. O documento tem como objetivo selar o compromisso pelo desenvolvimento de projetos de energia renovável no Ceará.
As atividades da reunião envolvem painéis, oficinas e palestras que visam discutir medidas para acelerar a transformação produtiva regional de baixo carbono, bem como a proteção dos biomas amazônico, sertanejo, caatinga e manguezais, além da inclusão social por meio do microcrédito, inteligência de mercado, infraestrutura e casos de sucesso em diversos países.
A Alide, sediada em Lima (Peru), é uma comunidade de instituições financeiras dedicada a fornecer soluções bancárias para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social da região, incentivando boas práticas financeiras entre seus membros, como o financiamento de projetos inclusivos, responsáveis e sustentáveis. Possui membros ativos em mais de vinte países da América Latina, Caribe e em outras nações como Alemanha, Canadá, Índia, Espanha, Portugal e Rússia.