Reunião mensal do SIMEC traz análise positiva do 1º trimestre e ênfase para inovação e tecnologia
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC) realizou na última terça-feira, 15/05, na Casa da Indústria, reunião mensal para tratar de diversas pautas do setor. Estiveram entre os assuntos debatidos a apresentação dos dados econômicos do primeiro semestre de 2024, e a participação do sindicato em feiras internacionais e nacionais voltadas às áreas de inovação e tecnologia.
Durante o encontro, o Observatório da Indústria do Sistema FIEC realizou apresentação aos associados do SIMEC sobre os dados econômicos e conjunturais referentes aos três primeiros meses deste ano, com análise da retomada da economia com o crescimento do PIB cearense, a curva de trabalho e o fortalecimento do cenário para a Indústria. "Trouxemos indícios positivos das atividades no Estado, com a Indústria recuperando a produção física, o mercado do trabalho aquecido, com a taxa de desemprego baixa, e também as boas perspectivas para terminarmos o ano de 2024 com o crescimento consolidado", explicou o Especialista em Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria, David Guimarães.
Sobre as agendas recentes do sindicato, o Presidente do SIMEC, César Barros, destacou a participação de associados na Feira de Hannover, no último mês de abril, na Alemanha, e trouxe ênfase a necessidade de as empresas brasileiras seguirem investindo em ações de tecnologia, inovação e sustentabilidade. "Nós tivemos a oportunidade de vivenciar a inovação tecnológica e também ver de perto a realidade de muitas empresas que já operam com o hidrogênio verde, iniciativas de Turquia, Finlândia, Holanda e Alemanha com usinas já montadas. Nos deparamos com muitas novidades de softwares e Inteligência Artificial. Voltamos de lá com esse sentimento de que precisamos continuar no desenvolvimento dessas áreas aqui no Ceará".
Barros também destacou a presença de comitiva cearense na Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC) de 2024, realizada em São Paulo, entre os dias 7 e 11 de maio. "Nós fomos para a FEIMEC com comitiva formada por oito pessoas aqui de Fortaleza e mais 18 do Vale do Jaguaribe. Foi um momento de troca de conhecimentos, oportunidades, compra de máquinas e ver o que há de mais novo em tecnologia no Brasil", avaliou o Presidente.
Além desses destaques, a reunião mensal também discutiu atualizações sobre tramitações de negociações coletivas para Fortaleza, Maracanaú e outras regiões do estado, e contou ainda com apresentações temáticas voltadas a linhas de crédito, financiamento, empréstimos consignados e fiscalização para o setor.