De bolsista à celetista: Conheça a história do mestre em Economia que conquistou uma oportunidade de trabalho com o impulso do Inova Talentos, desenvolvido pelo IEL Ceará
O programa Inova Talentos, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), tem sido um catalisador da inovação no Estado, promovendo a integração entre a academia e o setor produtivo. A iniciativa possibilita que graduados, mestres e doutores desenvolvam projetos de inovação nas empresas para transformar pesquisa em negócios, produtos e serviços, desenvolvendo desde softwares inovadores até novos compostos químicos farmacêuticos.
Willian de Queiroz Viana, 25 anos, foi um desses jovens talentos que teve a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo de sua vida acadêmica em um projeto real de inovação em uma empresa, o Centro de Inovação SESI (CIS). Lá, são desenvolvidas soluções para a indústria aumentar a eficiência dos investimentos em saúde, reduzindo custos e aumentando o conhecimento dos resultados. No ano passado, Willian entrou no CIS como bolsista e depois do bom desempenho no projeto acabou sendo efetivado como analista.
Willian é graduado em Ciências Econômicas e tinha acabado de concluir o mestrado quando viu nas redes sociais a vaga para o programa Inova Talentos. Após o processo seletivo realizado pelo IEL Ceará, ele começou a atuar num projeto que tinha como objetivo criar uma solução em saúde suplementar, focada na gestão de custos com planos de saúde. O economista atuou em todas as etapas de desenvolvimento dessa solução - desde a análise das operadoras de planos de saúde até a avaliação da gestão das empresas em relação ao plano.
“Minha contribuição foi garantir que todas as etapas do processo fossem executadas com eficiência e qualidade, pois as informações geradas por esses dados são valiosas para aprimorar o produto e atender às necessidades do mercado”, disse.
A tutora de Willian, Ana Lívia Castro Sousa, conta que a participação dele foi fundamental para o sucesso do projeto pelos seus conhecimentos em integração de dados em nuvem, Data Warehouse e sincronização. Ela relata que Willian realizou melhorias no documento de entrega da solução no Microsoft Power BI e nos indicadores de medição da solução, além de ter promovido uma integração da base externa de rede credenciada da ANS com as bases de dados internos.
“Tivemos um ganho de tempo para conclusão da entrega da solução para o cliente, bem como conseguimos criar um fluxo interno de alimentação de base de dados e otimizamos a performance do Power BI. Além disso, criamos fluxos sem depender de fornecedores externos. Achei uma excelente oportunidade de contar com o IEL Ceará, que é um grande parceiro do SESI, com esse programa de bolsas para projetos específicos de inovação porque ganhamos o reforço que precisávamos no nosso time. Com a expertise e as habilidades dele, foi possível otimizar soluções internas com processos mais ágeis, o que confere hoje mais qualidade e agilidade às entregas”, pontuou Ana Lívia.
Como bolsista, Willian descreve o programa como uma experiência de muita aprendizagem que uniu teoria e prática. Segundo ele, as capacitações com foco no desenvolvimento de competências oferecidas pelo programa Inova Talentos lhe proporcionaram uma compreensão mais profunda das tecnologias e práticas atuais em sua área de atuação.
“O Inova Talentos foi a porta de entrada para ingressar na área em que me especializei. Esta oportunidade é de imensa valia, especialmente considerando os desafios que enfrentamos no início da carreira. Ter a oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais mais experientes tem sido uma experiência incrivelmente enriquecedora para mim. Ao interagir com eles diariamente, pude absorver conhecimentos valiosos e aprender com suas experiências. Essa troca de ideias e aprendizados tem sido fundamental para o meu desenvolvimento profissional e para aprimorar minhas habilidades na área. Ser contratado para esta posição me traz um profundo sentimento de gratidão e entusiasmo. Estou ansioso para contribuir com meu conhecimento e crescer profissionalmente nesta equipe dinâmica e inovadora”, opinou Willian.
Todos os bolsistas do Inova Talentos recebem um acompanhamento do IEL Ceará ao longo da realização do projeto. Já as empresas, contam com o apoio do IEL Ceará em todo o processo de contratação e desenvolvimento dos bolsistas.
“O programa Inova Talentos é, sem dúvida, uma excelente iniciativa. Ele faz muito sentido para o mercado atual, pois oferece aos recém-formados a oportunidade de adquirir experiência prática e desenvolver habilidades relevantes. O programa permite que as empresas se beneficiem de novas perspectivas e ideias inovadoras. É uma situação em que todos ganham e uma grande contribuição para o avanço da indústria”, destacou Willian.
Saiba mais
Criado em 2014, o programa Inova Talentos surgiu com o objetivo de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no ambiente empresarial brasileiro. O IEL Ceará é responsável por recrutar, selecionar e capacitar profissionais com vivência acadêmica, conectando esses jovens às empresas para acelerar os seus projetos de inovação.
Participando do programa, o bolsista amplia suas chances de contratação no mercado. Segundo levantamento nacional, desde sua criação, cerca de 15% de bolsistas são contratados em outras empresas logo após concluírem o período de 12 ou 24 meses na companhia onde desenvolveram o projeto. A taxa de efetivação de bolsistas nas mesmas empresas onde atuaram é o que mais chama a atenção: 65% deles permanecem.