Com a parceria do IEL Ceará, Prefeitura de Caucaia lança o hub de inovação e empreendedorismo Caucaia Valley
O município de Caucaia deu mais um passo rumo à materialização da sua política de inovação e desenvolvimento tecnológico com o lançamento nesta quinta-feira (09/05), no auditório da Câmara Municipal de Caucaia, do Hub Caucaia Valley. O objetivo é desenvolver e fortalecer o ecossistema de inovação do município, oferecendo infraestrutura, suporte técnico, networking e um edital com recursos da ordem de R$ 45 mil para projetos inovadores. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) é parceiro da Prefeitura de Caucaia na iniciativa, tendo assessorado o município na concepção e estruturação do empreendimento com uma metodologia própria.
A solenidade de lançamento do Caucaia Valley contou com a presença do Secretário de Governo da Prefeitura, Guthemberg Holanda, representando o prefeito Vitor Valim; da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia, Emília Campos; da Secretária Executiva do Trabalho de Caucaia, Izabel Calado; do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Caucaia, Jarbas Rocha; do gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação em Saúde do SESI Ceará; Carlos Egberto Mesquita; da gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins; do Secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, Diego Pinheiro; e do Secretário Executivo de Turismo e Cultura, Cícero Góes.
“A Prefeitura vem desenvolvendo uma série de projetos visando a capacitação da população e este vai beneficiar especialmente a nossa juventude. É através do trabalho, como sempre salienta o nosso Prefeito, que é possível dar dignidade à nossa população”, afirmou o Secretário Guthemberg Holanda.
O diretor do IFCE Caucaia, Jarbas Rocha, parabenizou o município pela iniciativa e destacou que o Instituto está de portas abertas para a colaboração com o poder público e a iniciativa privada. “Esse hub é um marco, uma semente que está sendo plantada que vai gerar frutos de desenvolvimento econômico e tecnológico através de todas as suas ações”, disse.
Carlos Egberto Mesquita, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação em Saúde do SESI Ceará, destacou que tanto SESI quanto SENAI estão à disposição para desenvolver soluções e gerar conexões com a indústria. “O nosso desafio é fazer mais ações com vocês para alavancar a indústria local, apoiar as startups para que possam desenvolver negócios e fazer a diferença para as empresas, especialmente as indústrias”, frisou.
A Secretária Executiva do Trabalho de Caucaia, Izabel Calado, agradeceu a todos os parceiros que possibilitaram a viabilização do hub em tão pouco tempo e destacou que a iniciativa coloca Caucaia definitivamente no mapa da inovação do Ceará.
“Hoje é um grande marco para o nosso município. Com a lei que em breve será publicada, fruto de uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, Caucaia pisa com os dois pés no grande ecossistema de inovação do Estado do Ceará. Não é pouca coisa, é um conjunto de ações inovações que vem sendo realizado desde o início dessa gestão para dar acesso à nossa população à tecnologia, ao desenvolvimento. Vamos juntos com o IEL, com o IFCE e com as empresas e entidades que as representam trabalhar para trazer toda essa pujança de desenvolvimento para Caucaia, para que isso traga resultado para as famílias e toda a população”, declarou.
A gerente de inovação do IEL Ceará, Margaret Lins, avalia que a iniciativa do município é muito importante para fomentar o empreendedorismo, desenvolver as empresas e gerar novos negócios. “O IEL Ceará tem uma grande expertise na implantação de ambientes de inovação e empreendedorismo e nossos profissionais estão bastante empenhados neste trabalho do Caucaia Valley porque acreditamos que a inovação é a chave para o desenvolvimento. Esperamos que essa solução possa se traduzir em emprego e geração de renda para toda a sociedade”, pontuou.
O evento contou ainda com uma homenagem ao CTO da Aeris, Vitor Santos, que contou a história de como a ideia de um grupo de jovens empreendedores deu origem a uma das mais importantes empresas de fabricação de pás eólicas do País.
Desafios do município
Izabel Calado conta que a ideia de criar um hub de inovação e empreendedorismo para o município surgiu a partir do desafio da empregabilidade no Município, principalmente em relação à transição energética. “O principal parceiro hoje do município e do Estado nessa questão é a FIEC. Nós já tínhamos parceria com a FIEC e com o SENAI em outras iniciativas e fomos descobrindo um pouco mais dos serviços das Casas do Sistema. Foi aí que conhecemos o IEL e vimos o trabalho do Hub do IEL, que dá todo esse suporte de aceleração. Foi aí que decidimos estreitar ainda mais essa parceria, trazendo para perto de nós um fornecedor com todo o conhecimento e experiência para nos ajudar nesse projeto”, observou.
Com o lema “Conectando ideias, impulsionado negócios”, o hub tem o propósito de fomentar uma base sólida para o desenvolvimento de pessoas e negócios, capacitando as comunidades locais e promovendo a inovação, com a colaboração entre setores público, privado e acadêmico. A ideia é gerar um ambiente colaborativo, onde o potencial criativo de todos é nutrido e incentivado, resultando em soluções inovadoras para os desafios da sociedade.
O Caucaia Valley se concentra, em um primeiro momento, na aceleração de soluções inovadoras de até nove projetos, a serem selecionados no primeiro Hackathon Caucaia Valley. Esses projetos serão contemplados com capacitações, mentorias, conexão e suporte ao desenvolvimento de soluções funcionais para grandes desafios de três importantes vetores do desenvolvimento local: Comércio e Serviços, Economia Azul e Empregabilidade em Energias Renováveis. Os critérios para participação e todas as demais informações serão posteriormente lançados em um edital, a ser divulgado no site da Prefeitura de Caucaia.
Na avaliação da secretária, o trabalho desenvolvido pelo IEL Ceará foi muito positivo. “Essa metodologia foi ideal para a gente. Partimos do zero e a gente precisava de uma metodologia testada e aprovada para ter êxito. O trabalho do IEL foi sensacional e ainda vamos continuar nessa parceria por um bom tempo”, elogiou.