Hub Experience Day destaca a liderança do Ceará em inovação no Nordeste
Os últimos anos foram de intenso crescimento para o ecossistema de inovação cearense, e hoje o Ceará é líder em inovação no Nordeste, segundo o Índice de Inovação dos Estados elaborado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Esse avanço é evidenciado pelo sucesso da 4ª edição do Hub Experience Day, que aconteceu nesta quarta-feira, 24/04, em um auditório na Casa da Indústria repleto de gestores, diretores, empresários, funcionários de nível técnico na indústria, acadêmicos (professores, alunos de pós-graduação), empreendedores de startups e profissionais que trabalham com fomento à inovação no setor público.
O evento teve como tema “Inovação made in Ceará – Panorama da Inovação no Estado”, e como objetivo debater os temas mais relevantes para o setor produtivo cearense, disseminar conhecimentos, gerar conexões e contribuir para o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras. A iniciativa reforça o compromisso do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Ceará em promover debates sobre inovação e impulsionar o ecossistema local.
A 4ª edição do Hub Experience Day foi um verdadeiro sucesso, consolidando-se como um marco no ecossistema de inovação cearense. Através de debates enriquecedores, networking e compartilhamento de experiências, o evento contribuiu significativamente para o fortalecimento da cultura inovadora no estado, reafirmando o potencial do Ceará como referência em inovação no Nordeste.
Margaret Lins, Gerente de Inovação e Pesquisa, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o tema do evento. “O Ceará, destaque no Nordeste, com o primeiro lugar no índice de inovação, é algo muito positivo e bom para todos nós. Isso mostra o quanto o Ceará tem crescido, tem se posicionado, tem trazido iniciativas”, salientou.
Em seguida, Fernando Niemeyer, responsável pelo Hub de Inovação do IEL Ceará, destacou que as iniciativas promovidas pelo instituto, como encontros para fomentar o debate em prol da tecnologia e inovação no Ceará, já integram a agenda de muitos empresários e interessados no tema.
“Queremos que o Experience Day se torne um evento recorrente e que todas as pessoas saibam que ele vai acontecer trimestralmente aqui no nosso ecossistema local cearense. Já conversamos sobre a introdução de tecnologias de mão de obra qualificada nas empresas, sobre a inteligência artificial, sobre a economia 2.5. Agora, para começar 2024, estamos trazendo um tema mais abrangente, que é o panorama atual da inovação cearense”, pontuou.
Ainda de acordo com Niemeyer, os convidados são escolhidos com muito critério e agregam experiências únicas, em cada setor de atuação. "Selecionamos cuidadosamente os representantes do ecossistema, incluindo startups, indústria, Academia, governo e poder público. Nos esforçamos para garantir que cada elo esteja representado, buscando obter diferentes visões e perspectivas sobre os temas discutidos. Queremos ter uma visão abrangente e completa de todas as partes envolvidas", afirmou.
Um dos convidados para compor a mesa debatedora foi Paulo Rabelo, Presidente do Sindroupas. "Falar de inovação no Brasil é algo extraordinário, e falar sobre o Ceará é sempre especial. O cearense é naturalmente criativo, o que se reflete na criação de novos produtos e processos. Discutir inovação permite reunir indivíduos de áreas diversas, possibilitando conexões que resultam em novas ideias, produtos e serviços”, ressaltou.
Para Rabelo, “a conexão que o IEL Ceará está promovendo é perfeita, pois coloca a inovação em destaque, um tema crucial, mas muitas vezes pouco discutido e divulgado em nossas empresas. O movimento que o IEL está liderando é de extrema importância, equiparável à relevância do ESG. nos dias de hoje. Enquanto o ESG. recebe muita atenção, a inovação nem sempre é tão destacada. Proporcionar essa integração e estimular a saída da caixa é, no mínimo, muito criativo.”
Convidados
O debate contou com a participação dos seguintes especialistas: Bruno Nobre Queiroz, CEO da startup SmartGears; Maria Conceição Oliveira, professora e coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Nathalia Cavalcante, community manager do Instituto Atlântico; Paulo Rabelo, presidente Sindroupas; Samuel Façanha Câmara, cientista chefe de inovação e coordenador do programa Clusters Econômicos de Inovação, ligado à Universidade Estadual do Ceará (UECE); e Sarah Monteiro, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).
O Hub Experience Day tem a chancela do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2i).