IEL Ceará participa de reunião da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) participou nesta quinta-feira (25/4) da última reunião da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 destinada a representantes do ecossistema da Grande Fortaleza, Litoral Leste e Maciço de Baturité. O evento é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) com o objetivo de identificar os temas prioritários de CT&I para o desenvolvimento sustentável do Ceará, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como com os 98 programas definidos no Plano Plurianual 2024-2027 do Governo do Estado do Ceará.
Durante a Conferência Estadual, os participantes debatem assuntos relacionados a quatro eixos temáticos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos estaduais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.
O head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fernando Niemeyer, destaca que a reunião foi uma excelente oportunidade para evidenciar as necessidades da indústria e do setor produtivo cearense. “É muito importante promover essa ponte e ajudar o poder público a trazer soluções para essas demandas, atuando de maneira pró-ativa na retomada do crescimento da indústria, no desenvolvimento de novos negócios, na introdução de novos e melhores produtos para nossa população e na redução da dependência de tecnologias estrangeiras”, observou.
As propostas definidas no evento cearense serão levadas para a Conferência Regional Nordeste, em Recife, e ainda vão subsidiar a realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Brasília, no mês de junho. A conferência nacional tem como objetivo discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030).