FIEC participa do “Ceará Está na Moda” com programação diversificada
De 23 a 25 de abril, o Centro de Eventos do Ceará vai receber o Ceará Está na Moda (CEM), um evento focado em promover a inovação e a capacitação dos atores da produção dos setores de Confecção e Moda. O CEM é uma realização do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e promovido por instituições como SESC, SENAC, SESI e SENAI.
Além da Moda, o evento deve movimentar os setores de Turismo, Negócios e Eventos do estado, fortalecendo a imagem e a representatividade do Ceará no âmbito nacional, gerando postos de trabalho, com a implantação de um evento no calendário nacional. A expectativa é de que 5 mil pessoas visitem o CEM nos três dias, para conhecerem os mais de 100 expositores locais.
A FIEC está na moda
Como parte da programação, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará levará suas casas (SESI, SENAI e IEL) para o evento.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) vai realizar oficinas de: Modelagem Criativa, Modelagem Básica de Calçados, Tecendo a História, Tendências e Ideação, Manu Máquina e Moda Sustentável - formas criativas de consumo. Nos stands, os visitantes poderão ter acesso a uma planta da indústria 4.0, além de conhecerem o processo de desenvolvimento de um produto de moda através de um maquinário 3D, e também alguns outros processos da área do vestuário que estarão expostos.
O Instituto de Tecnologia SESI SENAI Professor Ariosto Holanda, apresentará duas startups parceiras do Habitat de Inovação, mostrando suas soluções fruto dessa colaboração. Além disso, serão exibidos projetos envolvendo impressões 3D e scanner.
O Museu da Indústria disponibilizará para exibição um tear manual de fabricação de redes, de madeira, que vem do acervo das Redes Ramalho, doação do Sr. Aloisio Ramalho.
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) estará presente nos stands da FIEC, apresentando soluções voltadas para executivos e empresários do setor.
A moda no Ceará
Segundo dados do Observatório da Indústria (2023), o Ceará conta com 2.145 empresas formalizadas no setor da moda, gerando mais de 37 mil empregos - este setor ocupa a 4ª posição no ranking de geração de empregos no Ceará, e a 7ª no ranking do PIB estadual. O Censo da Moda (2020) indica que a maior concentração de empresas está nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, respectivamente.
Para o idealizador e presidente do IPDC, Afonso Júnior, “O CEM é um evento completo, que vai reunir todos os atores da cadeia produtiva, desde os expositores, que mostram as suas coleções e produtos, até os compradores, que vêm de todo o Brasil e do exterior, em busca de novidades e oportunidades de negócios. E ainda vai proporcionar conhecimento, com capacitação por meio das oficinas, palestras e desfiles de moda”, comentou.
Para estar à frente do CEM, seis embaixadores foram escolhidos. Pessoas que representam toda a complexidade, diversidade e criatividade da moda e do mercado cearense. São eles: Dane Holanda, do Maraponga Mart Moda; Wladia Cacau, da marca Vanilla; Renato Thomaz, da marca Água de Coco; Iury Costa, da marca Iury Costa; Claudênia Régia, da marca Diamantes; e Tathy Rabelo, a Rainha do Jeans.
O CEM contará com palestras de grandes nomes da moda local e nacional, que abordarão temas relevantes e atuais para o setor. Além disso, terá diferentes espaços dedicados a momentos estratégicos de conhecimentos e negócios, como:
-
Rodadas de negócios: o Sebrae e a Apex conduzirão as negociações entre os expositores e os compradores nacionais e internacionais, visando ampliar as oportunidades de exportação e de mercado interno.
-
Oficinas: um espaço dedicado ao ensino e aprendizagem da moda cearense, com programação gratuita, que abordará temas como design, modelagem, costura, bordado, estamparia, marketing, gestão, entre outros.
-
Salão da cultura: o Museu da rede contará a história contada dessa peça de tecido milenar, que tem origem indígena, sofreu influência portuguesa e africana, e até os dias atuais, continua sendo um elemento de identidade e de geração de renda para muitas famílias cearenses.
-
Salão do comércio: um espaço onde haverá uma mostra de polos regionais de todo o estado do Ceará com destaque na confecção de calçados e bolsas, lingerie, moda praia, cama mesa e banho, que representam a força e a diversidade da produção local.
-
Desfiles de moda: um palco que abrigará desfiles de moda com lançamento de coleções e criações de estilistas nacionais, que mostrarão as tendências e as novidades do mercado da moda.
-
Salão da economia circular: para abordar diversas vertentes de sustentabilidade, como o reaproveitamento de resíduos, a reciclagem, o upcycling, o slow fashion, entre outras, que serão apresentadas como fontes de renda e de preservação ambiental.
-
Trilha de capacitação: um espaço onde o Senac, um dos parceiros do evento, realizará uma série de cursos gratuitos, voltados para o empreendedor e o empresário, que abrangem temas como planejamento, finanças, vendas, atendimento, liderança, entre outros.
SERVIÇO
Ceará Está na Moda
Data: 23 a 25 de abril de 2024
Horário: Aberto ao público - 14h às 21:30
Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza (CE)
Informações: cearaestanamoda.com.br | (85) 99835-1547