IEL Ceará e IFCE iniciam aulas de mestrado na área de Educação para professores do SESI e do SENAI
Com aula inaugural realizada na Casa da Indústria, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), iniciou, nesta terça-feira (16/04), as atividades do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente voltado para professores do SESI e SENAI Ceará. O curso, que conta com iniciativa da Gerência de Recursos Humanos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), tem o objetivo de fortalecer a qualificação dos profissionais que atuam nas instituições.
O evento de abertura do curso teve a presença da Gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Teixeira Cordeiro; da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Joélia Marques de Carvalho; do Gerente de Recursos Humanos do Sistema FIEC, Cleiton de Oliveira; da Gerente de Educação Profissional do SENAI Ceará, Sônia Parente; da Gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Henrique Pinho; do Diretor Geral do Campus do IFCE de Maranguape, Robson da Silva Siqueira; e de demais representantes do IEL Ceará e do IFCE.
Ao todo, 20 docentes do SESI e SENAI Ceará participarão do programa, cujo foco é “A pesquisa científica como elemento formativo e de desenvolvimento do Sistema FIEC”.
“Existia uma demanda do RH da FIEC por um mestrado profissional na área de Educação para profissionalizar e qualificar ainda mais as pessoas que trabalham no SESI e no SENAI. Por isso, fechamos uma parceria com o IFCE para oferecer o curso e atender a essa necessidade de capacitação e aperfeiçoamento”, explica a Gerente de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Teixeira. “Temos uma parceria muito grande com a FIEC quando se fala de educação executiva. Com essa ação, estamos trazendo para dentro da Federação o que temos de melhor”, acrescenta.
A ação faz parte do Educarh, projeto do Sistema FIEC que disponibiliza bolsas de estudo a colaboradores da instituição que desejam aumentar seu nível de escolaridade e adquirir conhecimentos.
Segundo Cleiton de Oliveira, o mestrado destinado a professores do SESI e SENAI possibilitará que a FIEC amplie, futuramente, os serviços educacionais oferecidos, habilitando profissionais para, além da Educação Básica e da Educação Profissional, atuarem na Educação Superior.
“A ideia é que a gente lance no futuro a faculdade SESI SENAI, e que esses profissionais que estão no programa do RH agora sejam o nosso corpo docente. É um sonho que nós temos na Federação de concluir esse ciclo educacional, com uma educação que vá de ponta a ponta, e o programa Educarh vem para dar o suporte a essa estratégia”, afirma.
Joélia Marques de Carvalho ressaltou a satisfação do IFCE de dar suporte ao IEL Ceará no desenvolvimento do programa de mestrado, reforçando a expectativa positiva do Instituto em relação aos resultados da iniciativa.
“É um momento muito rico para todas as instituições, e a gente espera colher frutos para além da formação, como na produção de trabalhos acadêmicos e de pesquisas que podem ser revertidos em inovações para o próprio IEL e para o Sistema FIEC”, disse a Pró-Reitora.
Representando o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, Sônia Parente, parabenizou a Gerência de Recursos Humanos da FIEC pelo empenho em investir, cada vez mais, na qualificação dos docentes das instituições.
“É esse tipo de ação que fortalece o trabalho da Federação e as entregas do SESI, do SENAI e do IEL. Como educadora e agora como aluna, esse é um dia muito importante na minha vida, e que seja o primeiro passo de muitos que vamos dar nas nossas profissões”.