IEL Ceará apresenta Programa Executivo Internacional aos secretários de Fazenda de todo o País em reunião do Comsefaz, em Fortaleza
A convite do Secretário de Fazenda do Estado do Ceará, Fabrízio Gomes Santos, a Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) participou nesta quinta-feira (11/4) da 44ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), no hotel Gran Marquise. Na ocasião, ela apresentou aos secretários de todo o País um Programa Executivo Internacional no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), criado e personalizado pelo IEL Ceará para o desenvolvimento desses gestores em temáticas estratégicas para sua função, tais como: inovação, liderança e gestão, tributação verde, mercado de carbono, tecnologia e tendências, e IVA americano.
“O secretário Fabrízio viveu a experiência do nosso Programa de Educação Executiva Internacional no ano passado e nos pediu para estruturar uma proposta personalizada, com o objetivo de apresentá-la aos demais secretários por entender que é uma excelente oportunidade de desenvolvimento”, explicou Dana. Ela destacou que essa parceria entre o IEL Ceará e a Sefaz foi articulada sob a liderança do Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, durante o Programa de Educação Executiva Internacional, realizado em Boston, nos Estados Unidos, no ano passado.
A FIEC, por meio do IEL Ceará, promoveu de 09 a 13 de outubro de 2024 o Programa de Educação Executiva Internacional, em Boston, aproximando a alta liderança cearense da experiência de um lugar que é referência mundial no conhecimento de ponta e no desenvolvimento de tecnologias que transformam a sociedade. Participaram do programa 47 líderes de empresas, governo estadual, universidades e instituições cearenses ligadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico cearense.
O Comsefaz tem como objetivo principal promover a integração e a articulação entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária das respectivas unidades federativas. O Conselho se reúne periodicamente e desta vez Fortaleza foi escolhida como sede da reunião. As propostas dos anteprojetos de leis complementares para regulamentação da Reforma Tributária, EC 132/2023, com previsão de serem encaminhadas ao Congresso Nacional no dia 15 de abril, são os principais assuntos em debate na reunião.