Escola SESI SENAI do Ceará participa de competição internacional de vídeos com produção sobre projeto que une robótica e acessibilidade
Alunos da Escola SESI SENAI Sobral participam de uma competição internacional de vídeos, promovida pela WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) para premiar os melhores trabalhos sobre experiências inovadoras que destacam a relevância da propriedade intelectual. A unidade escolar concorre no World Intellectual Property Day 2024 Youth Video Competition com o vídeo “Arte ao Toque: Ampliando Horizontes para Cegos”, que documenta um projeto da equipe de robótica Bee Bots, com foco na promoção de acessibilidade a pessoas com deficiências visuais. Ao todo, foram inscritas mais de 470 produções, de 70 países, e o trabalho da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) figura entre os 20 finalistas.
O vídeo cearense, desenvolvido a partir do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/SENAI), ligado à Unidade de Tecnologia (UNITEC/SENAI), teve o apoio da Coordenação de Educação do SESI Ceará e da Direção da Escola SESI SENAI Sobral. A execução ficou a cargo da Gerência de Comunicação (GECOM) da FIEC, com filmagem em fevereiro deste ano.
O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, manifestou apoio à iniciativa. “É muito gratificante ver os nossos alunos e professores recebendo este grande reconhecimento, como finalistas da competição. Este projeto foi feito com muita dedicação, construído com o objetivo de inclusão e o apoio primordial da equipe da Unidade de Tecnologia do SENAI. Portanto, estamos na torcida, junto com toda a equipe de Educação do SESI e do SENAI. Para nós, os nossos alunos já são vencedores”.
Para a gravação do material, uma comitiva da FIEC - composta pelo Coordenador de Educação Inclusiva do SESI Ceará, Douglas Carioca, a Coordenadora da GECOM, Rita Brito, a Consultora da UNITEC/SENAI; Ronara Marques, a Bolsista do UNITEC, Roberta Alves, o Fotógrafo da GECOM, George Lucas, e a equipe da produtora R2 - viajou até Sobral. As filmagens também contaram com a colaboração da Psicóloga da Escola SESI SENAI Sobral, Thamires Macedo.
O projeto da equipe de robótica Bee Bots é um protótipo da escultura de Mona Lisa adaptada a pessoas com baixa visão ou cegas. Com o trabalho, os alunos já haviam conquistado o primeiro lugar na etapa regional do Torneio de Robótica da FIRST LEGO League.
Para votar no vídeo “Arte ao Toque: Ampliando Horizontes para Cegos”, clique neste link e aperte em "Vote"! É possível dar até 5 cliques que contabilizam 5 votos. As votações seguem até o dia 21 de abril.
*Fotos: George Lucas