Presidente da FIEC recebe membros do movimento Pacto Contra a Fome
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu na tarde desta quinta-feira (29/02) membros do movimento Pacto Contra a Fome. Entre os presentes estavam Maria Siqueira, Cofundadora e Diretora de Políticas Públicas e Projetos do Pacto Contra a Fome; Bia Fiuza e Georgia Pessoa, Articuladoras Estrategistas do Pacto no Ceará, e Juliana Plaster, Diretora Institucional de Parcerias do Pacto Contra a Fome. Da FIEC, esteve presente Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria.
O Pacto Contra a Fome é um movimento suprapartidário e multissetorial com o propósito de contribuir no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos no Brasil. Durante a reunião, foram abordadas três temáticas principais: inclusão socioeconômica, desperdício de alimentos e a colaboração para a criação de ações efetivas na redução e combate à fome.
A ação chega ao Ceará para colaborar em uma articulação setorial significativa visando a erradicação da fome e do desperdício de alimentos no estado.
Ricardo Cavalcante destacou a importância da união de esforços para enfrentar o desafio. “Precisamos entender que todos somos parte do problema e que, só juntos, poderemos encontrar uma solução. A indústria pode e deve contribuir com projetos sociais. Todos nós temos um papel no enfrentamento da fome e do desperdício e precisamos agir de forma conjunta. Colocamos a Federação e o Observatório inteiramente à disposição do movimento", declarou.
A Federação comprometeu-se a oferecer suporte na coleta de dados sólidos que possam ser úteis no desenvolvimento de projetos.
“Nossas expectativas foram não apenas atendidas, mas superadas, ao encontrarmos as portas da FIEC abertas para colaborar com essa importante agenda. A Federação se destacou como uma grande potência, oferecendo apoio importante em termos de dados, monitoramento e avaliação. Além disso, conseguimos aproveitar as vocações econômicas do estado, como a transição energética e as cadeias agroalimentares, para avançar na agenda de inclusão socioeconômica e na redução do desperdício”, afirmou Maria Siqueira.
Já Bia Fiuza ratificou que o Pacto está chegando ao Ceará para contribuir de maneira estruturante na erradicação da fome e na redução do desperdício de alimentos. “Reconhecemos que a FIEC desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e socioeconômico do estado. Portanto, faz todo sentido trabalharmos juntos, entendendo quais são as ações estruturais necessárias para abordar a raiz do problema. Agradecemos o apoio do Ricardo Cavalcante neste esforço.