IEL Ceará e FB Uni impulsionam desenvolvimento dos alunos do MBA em Gestão em Energias Renováveis com aula de campo no complexo solar e eólico da Qair, no Trairi
Compreender a realidade de uma empresa do setor de energias renováveis, entendendo seus desafios, processos, tecnologias e oportunidades. Esse foi o objetivo da aula de campo do MBA em Gestão em Energias Renováveis do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) em parceria com o FB Uni, promovida na última sexta-feira (23/02), no complexo solar e eólico da Qair Brasil, localizado no município de Trairi. A ideia da iniciativa era aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula, proporcionando uma compreensão prática e imersiva num empreendimento considerado o primeiro parque híbrido em operação no país, com capacidade instalada de 429,4 MW. Participaram da visita 14 alunos.
A visita técnica fez parte da disciplina de Energia Eólica ministrada pela professora mestre Rebeca Catunda. Segundo ela, a experiência foi importante porque permitiu aos alunos conhecer as operações da empresa, suas instalações e os principais componentes de uma usina solar e eólica. “Além disso, buscamos proporcionar uma aula de campo sobre o funcionamento de uma subestação e sala de comandos do parque”, pontuou. Os alunos foram ciceroneados durante a visita pelo supervisor de operação e manutenção elétrica, Jânio Pinheiro Costa.
As avaliações dos alunos que participaram da visita foram bastante positivas. Eles destacaram a relevância e o impacto da aula de campo em sua formação acadêmica e profissional. A engenheira civil Nyvea Queiroz, que é uma das alunas do curso, afirmou que foi uma excelente oportunidade de vivenciar de perto o dia a dia de um grande player, enriquecendo seu entendimento do mercado de energias renováveis.
“Nossa visita foi muito proveitosa. Tivemos a oportunidade de ver de perto as instalações de uma usina solar, eólica e ainda uma subestação. Foi uma verdadeira aula, incluindo na realidade três disciplinas. A turma estava bastante empolgada e com certeza o aprendizado em sala de aula fica muito mais claro com o que vemos em campo. As instalações da Qair encantaram todos que estiveram na visita. A organização e as tecnologias utilizadas são um grande diferencial da empresa”, ressaltou.
Já o aluno Crisanto Almeida Filho, que também é engenheiro, avaliou que a visita foi de muito aprendizado e troca de experiências, ratificando a importância da integração do ambiente de sala de aula com a realidade do mercado. “Achei bastante interessante tudo que vimos lá, inclusive os cuidados de segurança e as orientações que recebemos para realizar a visita. Conhecemos a sala de controle, onde vimos todos os gráficos e como a empresa acompanha a cada segundo tudo o que está sendo gerado no parque. Outro ponto alto da visita foi quando conhecemos o sistema tracker, que é o sistema que faz com que placas fotovoltaicas se ajustem ao melhor ângulo para captar a energia do sol durante o dia. Foi uma experiência bem diferente e muito rica”, opinou.
A especialista em Educação e Carreiras do IEL Ceará, Ana Zuleika Bastos, afirma que não só a aula de campo, mas o curso como um todo, é uma iniciativa educacional fruto de uma visão mais executiva e corporativa do Instituto, que procura conectar o desenvolvimento das pessoas ao mercado de trabalho e as exigências desse mercado. “O foco é preparar os alunos para que possam fazer a diferença nas empresas e nos projetos, liderando o desenvolvimento de uma área que já está transformando o perfil econômico do Ceará”, pontuou.
De acordo com ela, o curso foi cocriado por especialistas com profundo conhecimento de mercado e por isso está inteiramente atualizado com as transformações do setor e as exigências das empresas. Um dos grandes diferenciais do curso é que ele contempla e aprofunda a temática do hidrogênio verde, tema tão relevante no atual contexto mundial. Outro destaque do MBA é o seu corpo docente, formado por experts que atuam no mercado na área das disciplinas que ministram.
A grade de disciplinas contempla conteúdos de ponta e aborda de forma consistente aspectos regulatórios, novas tecnologias, gestão de projetos, geração distribuída, eficiência energética, transição energética, mercado livre e cativo de energia, empreendedorismo, inovação, liderança, entre outros conhecimentos relevantes e emergentes, criando uma sólida interface entre os campos da energia e da gestão.