FIEC recebe a Reunião Temática da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou, nesta quarta-feira (22/02), a Reunião Temática da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O evento, que ocorreu de forma híbrida, teve início com as palavras de abertura do Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, em representação ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
"É uma honra estar representando o Presidente Ricardo Cavalcante hoje e gostaria de agradecer a todos pela presença, reforçando a parceria da Federação das Indústrias com o Governo Federal e a Academia. Trabalhamos unidos em prol do crescimento do nosso estado, com grande ênfase nas energias renováveis. Ressalto que a inovação não é possível sem o devido cuidado com a educação e o bem-estar das pessoas", afirmou Paulo André.
A Reunião coordenada pelo Professor Ênio Pontes de Deus, da Universidade Federal do Ceará (UFC) contou com a presença do ex - Ministro de Ciência e Tecnologia, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências – ABC e Secretário Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Rezende; a Vice-Reitora e Pró-Reitora da UFC, Diana Azevedo; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes; a Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Sandra Monteiro; o Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq), Ricardo Galvão; o Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear(CNEN), Francisco Rondinelli Júnior; o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; o Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; o Superintendente da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Carlos Alberto Mendes; o CEO da B&Q ENERGIA LTDA e Presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz; a Secretária de Relações Internacionais e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros; o Superintendente de Inovação, Newton Hamatsu; o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Osório Coelho e a Cônsul Honorária da Alemanha para os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Marlene Pinheiro, entre outros convidados.
A Reunião Temática sobre Energias Renováveis, que contou com a presença de mais de 150 pessoas presenciais, é um dos eventos que antecedem a 5ª edição da CNCTI, marcada para os dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a conferência terá a presença de membros da sociedade civil, acadêmicos, empresários, organizações não governamentais e entidades de classe em debates sobre a implementação de políticas públicas para o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável.
O encontro contemplou diversas mesas redondas, abordando os seguintes temas: "Desafios e tendências para energia eólica"; "Desafios e tendências para fusão nuclear"; "Desafios e tendências para energia solar"; e "Desafios e tendências para hidrogênio". Cada uma dessas mesas proporcionou um espaço para a discussão aprofundada sobre os desafios atuais e as tendências futuras em suas respectivas áreas, promovendo um intercâmbio valioso de conhecimentos entre os participantes.
Na primeira mesa redonda, Paulo André Holanda compartilhou uma variedade de projetos em andamento no SENAI, com ênfase nas energias renováveis. Destaca-se o contínuo avanço do SENAI neste setor, com portfólio atualizado nas áreas de energia eólica, solar, distribuição de energia e hidrogênio verde. Essa iniciativa visa atender as demandas por capacitação profissional na área de energias renováveis e contribuir com atração de investimentos verdes para o Estado do Ceará, contribuindo assim com o desenvolvimento socioeconômico nacional.
Já o Professor Ênio Pontes reforçou que o Ceará foi selecionado como sede do evento devido à sua expertise em energia renovável. “As discussões envolvem personalidades e representantes de diversos setores, incluindo Academia, pesquisa, indústria e governo, todos reunidos para abordar questões cruciais relacionadas a energias renováveis. O evento focou em tópicos essenciais como energia nuclear, solar e eólica, destacando a importância dessas fontes em nível global e, especificamente, considerando as condições favoráveis do Ceará para essas produções”, finalizou.