Carlos Prado e Emílio de Moraes participam de Seminário do BNB sobre incentivo de reinvestimento para empresas
O 1º Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado Ceará (FIEC), Carlos Prado, e o Presidente do Conselho de Economia, Finanças e Tributação (COFIN) da FIEC, Emílio de Moraes, participaram, nesta sexta-feira (02/02), do Seminário Estadual de Reinvestimento do Banco do Nordeste.
O evento contou com a presença da Superintendente Estadual do BNB no Ceará, Eliane Brasil; do Diretor de Ativos de Terceiros do BNB, Thiago Nogueira; do Diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Heitor Freire; e do Coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, Sílvio Carlos do Amaral e Silva.
O Seminário informou às empresas sobre a possibilidade do Reinvestimento, que é um incentivo fiscal que permite aos setores beneficiados reinvestirem parte dos valores pagos no Imposto de Renda em projetos de modernização (compra de máquinas e equipamentos).
“Uma das vantagens do Reinvestimento é que, ao comprar uma máquina, a empresa vai ter o aproveitamento de uma parcela do valor que seria destinado para o pagamento do Imposto de Renda. É um reinvestimento, é inovação, é expansão. Para melhorar sua produtividade, a empresa precisa investir em máquinas mais modernas, que gastam menos energia e produzem mais”, destaca Emilio Moraes.
O incentivo é voltado para empresas dos setores industrial, agroindustrial, de infraestrutura e de turismo, com tributação baseada no Lucro Real e faturamento igual ou superior a R$ 4,8 milhões por ano.