IEL Ceará e SENAI Ceará recebem homenagem em cerimônia de celebração aos 70 anos da UFC
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) receberam, nesta quarta-feira (31), uma homenagem durante o aniversário de 55 anos da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também integra as celebrações dos 70 anos da instituição. A solenidade aconteceu no auditório da reitoria da universidade.
O evento homenageou órgãos públicos municipais e estaduais, além de instituições parceiras e servidores públicos que colaboraram para o desenvolvimento da Pró-Reitoria de Extensão da UFC durante seus 55 anos de existência. O reitor Custódio Almeida iniciou a cerimônia de abertura discursando sobre os homenageados e a importância da extensão da Universidade para a sociedade.
“Vocês imaginam os viadutos construídos na nossa cidade, as estradas construídas no nosso estado e fora dele; vocês lembram dos médicos e médicas, enfermeiros que estão nos hospitais, lembrem de psicólogos que estão atendendo, de professores que estão nas escolas, nas universidades, no Brasil e mundo afora. Essas são as luzes da UFC. Esse é o DNA da UFC que a gente tá formando. Aqui, onde estamos, é a estrutura física, mas a extensão é tudo aquilo que se constrói aqui e que vai para o mundo, transformando e tornando tudo melhor. É isso que nós estamos celebrando”, disse.
A Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes, também representou o SENAI Ceará e recebeu as duas homenagens. “Ficamos muito satisfeitos de saber que uma instituição tão importante para o nosso estado, uma universidade que vem fazendo diferença nacionalmente, nos reconhece como esse grande parceiro, como grande elo na produção do conhecimento, no processo de estágio e na oportunidade que é gerada para a sociedade, para que juntos a gente possa levar informação e educação. Ficamos felizes de poder contribuir com essa transformação”, declarou.
De acordo com a gestora, o Sistema FIEC tem um relacionamento muito forte com a UFC, por meio de suas casas. O IEL Ceará, por exemplo, é um elo interlocutor da tríplice hélice, identificando todo o potencial de pesquisas do meio acadêmico, levando para o conhecimento da indústria e acelerando a evolução de projetos que solucionem os desafios das empresas. “A atuação do IEL é pautada por essa interlocução para aproximar a produção científica das demandas das empresas, buscando conhecer o que está sendo produzido na academia que vai ao encontro daquilo que o setor produtivo quer para que de fato os negócios aconteçam”, explica. Dana acrescenta que os papéis das casas do Sistema FIEC se complementam já que o SENAI atua em processos de pesquisa em laboratórios próprios, e também em laboratórios da UFC, e isso potencializa o desenvolvimento de diversas ações, a exemplo do capacete Elmo. “Essa junção de competências vem sendo transformadora para as pessoas de forma geral, para a sociedade e, principalmente, para as nossas empresas”, completou.
Os homenageados, IEL e SENAI Ceará, também realizam ações conjuntas. “É uma visão complementar para gerar conectividade e envolver o ecossistema empreendedor, buscando oportunidades e soluções para potencializar o mercado de trabalho. Por exemplo, tivemos a equipe de HUB do IEL e do SENAI junto com a equipe de empreendedorismo de extensão da Universidade, realizando vários processos, como pré-aceleração, ideação e aceleração, envolvendo tanto jovens quanto empreendedores para potencializar os negócios no Estado do Ceará”, concluiu Dana Nunes.