IEL Ceará inicia Programa de Desenvolvimento Comercial da área de mercado do Sistema FIEC
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a Gerência de Mercado do Sistema FIEC (GEM), iniciou a realização, nesta segunda-feira (8/01), na Casa da Indústria, do Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC) destinado ao aperfeiçoamento técnico e comportamental dos times de vendas da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Inspirado na metodologia bem sucedida do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), uma das soluções do IEL Ceará mais bem avaliadas no mercado, o treinamento foi minuciosamente estruturado conforme as necessidades e particularidades da área, com o objetivo de impulsionar as equipes de vendas e promover avanços nos resultados, fazendo chegar cada vez mais as diversas soluções do portfólio do Sistema às empresas de todo o Estado.
Para isso, o programa contempla promotores de vendas, consultores e supervisores que atuam no Sistema FIEC em Fortaleza, Sobral, Jaguaribe, Juazeiro do Norte e Maracanaú, totalizando 38 participantes.
A psicóloga e analista de Educação e Carreiras do IEL Ceará, Sandra Damasceno, abriu o treinamento explicando que ele foi construído a partir de um alinhamento com a GEM das demandas de desenvolvimento da área. Por isso, o PDC irá focar em competências importantes e que impactem positivamente na melhoria do desempenho dos times, como inteligência emocional, por exemplo. “A gente pensou em diversos aspectos que perpassam pelas dificuldades e desafios dos times da área no dia a dia e que, a partir do treinamento, irão permitir uma alavancagem de performance”, pontuou Sandra.
De acordo com Sandra, cada módulo do programa será ministrado por um professor diferente. Essa é uma metodologia exitosa utilizada no PDL que permite uma maior oxigenação de fala e aproveita melhor a expertise de cada professor.
“A gente escolhe os melhores professores de cada assunto e alinhamos com eles a realidade do negócio, da área, para que eles possam direcionar o treinamento para a prática. O IEL Ceará tem sempre esse cuidado de escolher professores que trabalham com metodologias ativas de aprendizagem para que não seja um curso apenas teórico, porque não faz sentido trazer só teoria. A gente sempre quer algo com viés prático. A ideia é que as pessoas saiam desse programa antenados com o mercado, as tendências, os desafios e a realidade que estamos vivendo”, destacou a psicóloga.
A gerente da GEM, Raquel Dantas, ressaltou a importância da parceria com o IEL Ceará para a realização desta iniciativa e a customização do treinamento num formato adequado ao perfil da área e das pessoas que integram o time. Segundo ela, o programa foi gestado durante o ano passado e a ideia de realizá-lo no início do ano foi pensando em motivar as pessoas para a entrega de grandes resultados em 2024.
“É um programa, mas não deixa de ser um encontro comercial para as pessoas se energizarem, se conhecerem (já que temos também os times do interior) e trabalharem em equipe. A ideia, enquanto área corporativa, é unificar o trabalho, trazendo um direcionamento de como trabalhar no decorrer do ano. Por isso, tem que acontecer no início do ano. Serão dois semestres de trabalho em conjunto para transformar mais ainda a equipe em uma máquina de vendas”, afirmou a gestora.
Palestra de abertura
Com o tema “Mude seu Mindset para vender mais”, a palestra de abertura do PDC da FIEC, ministrada pelo especialista André Luiz, instigou a reflexão dos participantes sobre o desempenho profissional de cada um no ano passado. A partir daí, o professor mostrou como um pensamento de crescimento pode ser a chave para apresentar resultados diferenciados e elevar as vendas a patamares mais altos. No segundo momento do dia, os participantes foram conduzidos pelo consultor Jack Schaumann a refletirem sobre o modelo metodológico do associativismo, em que a cooperação e a união são a base para a evolução.
Ao longo da semana, o PDC continua em formato imersivo com os módulos “Autopercepção e inteligência emocional”, “Postura Profissional, comunicação e negociações comerciais”, “Marketing e novas tendências comerciais” e “Comportamento do líder comercial”. Haverá ainda mais três encontros, sempre às sextas-feiras, nos dias 19/01, 26/01 e 02/02, com os temas “Gestão de tempo e produtividade”, “Gestão estratégica de vendas”, “Contextualização e princípios de ESG”.