Ceará tem cinco cidades entre as melhores para fazer negócios na Indústria, aponta ranking nacional
Cinco cidades do Ceará foram destaque na edição 2023 da pesquisa Melhores Cidades para fazer Negócios, na categoria Indústria. Maracanaú obteve o melhor resultado entre os municípios cearenses, alcançando a 4ª colocação no ranking nacional. Caucaia (17º), Sobral (25º), Maranguape (44º) e Itapipoca (85º) também aparecem na lista.
O estudo é realizado anualmente pela consultoria Urban System e pela revista Exame. Na área da Indústria, são avaliados critérios como empregos e remunerações no setor; crescimento dos estabelecimentos da indústria da transformação; renda do trabalhador da indústria; e exportações industriais.
Ainda são avaliados pontos como a distância da cidade ao aeroporto e ao porto mais próximos; a malha viária das rodovias federais na região; e a eficiência do sistema de abastecimento de água.
"Foram considerados para a definição das Melhores Cidades para Investir no setor industrial, além dos indicadores do Macro Cenário, indicadores relativos à evolução do setor (oferta), a dinâmica de empregos, o impacto do isolamento social no número de empregos, bem como alguns indicadores relativos à demanda (pessoas e renda) e infraestrutura e logística (água, aeroporto, porto e rodovias)", pontuou o estudo.
Além da Indústria, foram eleitas as 100 melhores cidades para fazer negócios no Agronegócio, no Setor Imobiliário e na Educação, na Saúde e nos Serviços.
Fortaleza aparece nos rankings do Setor Imobiliário (8º), Educação (10º), Saúde (18º) e Serviços (28º). Já a cidade de Maracanaú, além da Indústria, ainda se destacou entre as 100 melhores das categorias Educação (20º), Serviço (82º) e Saúde (85º).
Juazeiro do Norte alcançou o 82º lugar na categoria Educação e 82º no Setor Imobiliário, enquanto Itapipoca ficou em 72º lugar na categoria Educação. Caucaia e Crato também estão no ranking das melhores em Educação, em 22º e 34º lugares respectivamente.