SENAI Ceará realiza a entrega de certificados dos cursos concluídos nos Residenciais Cidade Jardim I e II
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) realizou, na noite desta quarta-feira (6/12), a entrega de 373 certificados aos alunos dos Residenciais Cidade Jardim I e II, no bairro José Walter, em Fortaleza. Eles integraram 22 turmas que concluíram as capacitações realizadas no período de maio a novembro de 2023.
As turmas ofertadas fazem parte de um contrato firmado entre o SENAI Ceará e a Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, que, desde 2019, tem o objetivo de atender o público beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida, capacitando moradores de cinco residenciais situados em Fortaleza, por meio do Projeto Técnico Social (PTS), contribuindo para a empregabilidade e a geração de renda.
Os cursos oferecidos foram: Assistente de Recursos Humanos; Confeitaria Básica; Corte e Costura em Lingerie; Eletricidade Básica; Fabricação de Salgados; Gesseiro; Informática Básica; Instalações Hidráulicas, e Modelagem em Moda Feminina – Malha.
Para a dona de casa Liduína Farias o curso foi um divisor de águas. “Estou desempregada há bastante tempo e o curso de corte e costura era algo que estava faltando no meu currículo. Eu não tinha experiência, mas me identifiquei bastante com a área. O próximo passo, se eu conseguir comprar uma máquina, é me aperfeiçoar mais e começar a trabalhar, levar esse sonho adiante”, declarou.
De acordo com a Gerente do SENAI Centro, Alcilane Mota, a iniciativa é uma forma de fomentar a transformação de vidas. “O sentimento do SENAI enquanto instituição, numa cerimônia como essa, é de orgulho e satisfação. Ouvimos muito falar sobre qualificação de mão de obra, retomada do emprego e geração de renda, mas são poucas as pessoas que, quando vislumbram a oportunidade de estudar, não só aceitam como levam até o fim a opção que fizeram de estudar. Isso traz segurança, possibilidade de expansão de vida pessoal e profissional, dignidade, auto realização e oportunidade de mudança”, incentivou.
A cerimônia também contou com a participação da presidente da Associação Beneficente Santa Luzia de Paz, Mônica Oliveira, que destacou a alta participação feminina nos cursos. “É muito gratificante ver essas mulheres aguerridas realizando sonhos. Sabemos que a logística para elas é mais difícil por causa da dupla jornada, mas ainda assim elas vêm, fazem amizades e superam desafios”, destacou.
Um dos exemplos da força feminina é o da dona de casa Maria Edna Hermógenes. “Eu estava só em casa, passando por um processo de depressão, e o curso veio como uma luz. Só tenho a agradecer ao serviço social, à associação e ao SENAI por esse serviço. Fiz o curso de gesseira e hoje tô aqui, junto com os meus colegas, admirando o teto de gesso da associação que a gente fez”, comemorou.
Saiba mais
No âmbito da educação, o SENAI Ceará, em parceria com a Secretaria das Cidades, promove cursos, palestras, oficinas e campanhas educativas de cunho informativo e didático, abordando temas que sejam relevantes para as famílias que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida.