Emape Alimentos inicia processo de certificação ESG
A Emape Alimentos — uma das principais produtoras de aves e ovos do Nordeste —, associada ao Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos), iniciou, em 23/11, o processo de certificação ESG: Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Durante o período de até 12 meses a empresa vai atender os 68 indicadores do Programa de certificação ESG e, no final do processo, a empresa passará pela auditoria de terceira parte. Caso aprovada, receberá a chancela pela organização internacional de certificação Bureau Veritas.
O Núcleo ESG da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), iniciou suas atividades em março de 2022 e lançou o Programa de Certificação no dia 19 de abril. Atualmente contabiliza 31 empresas em processo de certificação, onde 10 delas foram certificadas. Caso aprovada, a Emape será a primeira empresa no setor de agroindústria do estado do Ceará a ter a certificação, um marco significativo na busca por práticas sustentáveis na região.
De acordo com Alcielia Farias, Coordenadora do núcleo ESG-FIEC, o setor busca inspirar outras empresas a trilharem o caminho da certificação para contribuir para a construção de um mundo empresarial mais consciente e comprometido com os desafios socioambientais contemporâneo, além de buscar garantir a perpetuidade dos negócios em um universo corporativo cada vez mais competitivo.
“Ao buscar essa certificação, a Emape não apenas demonstra o seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental, mas também posiciona-se na vanguarda de um mercado em constante transformação. A conscientização dos consumidores em relação às práticas sustentáveis coloca as empresas em um papel crucial, não apenas como participantes do mercado, mas como agentes ativos na construção de um futuro mais sustentável e responsável”, declara.