Etapa regional do Torneio SESI de Robótica - FIRSTⓇ LEGOⓇ League Challenge (FLLC) apresenta projetos que unem arte e tecnologia
A abertura da etapa regional do Torneio SESI de Robótica - FIRSTⓇ LEGOⓇ League Challenge (FLLC) foi marcada pela animação e criatividade de mais de 400 competidores no Norte e Nordeste do Brasil. O evento, que iniciou nesta sexta-feira (01/12) e vai até domingo (03/12), ocorreu na Escola SESI de Referência, em Juazeiro do Norte, onde houve recepção às equipes, solenidade de abertura, montagem dos PITs (stands) e festa da amizade.
O primeiro dia de evento contou com uma palestra do treinador de basquete Alberto Bial e a presença de autoridades: o Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima, o Prefeito de Cascavel (CE), Tiago Ribeiro, a Primeira dama da cidade de Barbalha, Catiane Landim e o Diretor regional da Fiec Marco Tavares.
O gestor municipal de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima, demonstrou alegria em ter a cidade como anfitriã do evento. “Estou muito feliz de participar desse momento. Não é comum uma cidade do interior sediar um evento com esse, consolidado nacionalmente. Ou seja, demonstra que estamos no caminho certo. Nossa rede pública de ensino conta com a Fábrica de Robôs, em parceria com o SESI, que contempla 70 alunos de Juazeiro do Norte. Como fruto disso temos 7 equipes nesta competição, o que já é motivo de muita comemoração. E o evento em si traz muitos benefícios para a cidade: na educação, nos serviços, na tecnologia, na produção do conhecimento e no turismo”, explica.
A maior delegação da competição é do município de Cascavel, com 10 escolas públicas. O prefeito do município, Tiago Ribeiro, estava orgulhoso com o feito. “Nós temos cerca de 50 alunos, do sertão e do litoral, em uma grande festa. Nós sempre estimulamos os nossos alunos a não se limitarem ao ensino regular. Queremos que eles tenham acesso a novas tecnologias e formas de ensino. E encontramos no SESI um parceiro perfeito, que possibilita material e acompanhamento especializado. Esse trabalho vem trazendo grandes resultados. Ano passado tivemos apenas uma escola participando e agora temos 10. Fiz questão de vir pessoalmente, junto com o secretário de educação, para parabenizar e incentivar nossos alunos”.
Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, deu as boas-vindas aos estudantes via vídeo. “Quero agradecer a todo o time do SESI, todos os professores, os alunos e colaboradores envolvidos nesse evento. Desejo boa sorte e que continuem desenvolvendo essas atividades que são tão importantes para o nosso país”.
De acordo com a Gerente de Educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, somente por meio da colaboração de várias mãos é possível realizar um evento de tamanha importância para a região. “Citando nosso Presidente, Doutor Ricardo Cavalcante, e nosso Superintendente Paulo André Holanda, estendo nosso agradecimento a todos os envolvidos nesta operação e faço referência ainda ao nosso gerente da unidade do Cariri, Francisco Leite. A nossa educação vem se fortalecendo ano a ano na qualificação de suas entregas e resultados".
Sobre o torneio
O tema da temporada 2023-2024 da FLLC é Masterpiece, ou seja, aquilo que é ligado às artes. Essa temática norteia as duas competições: uso de robôs com peças de LEGOⓇ e projeto de inovação. Nas duas disputas os alunos têm por base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-CE), o torneio é uma etapa classificatória para a competição nacional, que será realizada em Brasília (DF), em 2024.
Neste ano, alunos de 9 a 15 anos compõem as 41 equipes participantes — no ano anterior foram 20. Destas, mais da metade (23) é formada por escolas públicas, totalizando mais de 400 participantes do Ceará, Paraíba, Piauí e Tocantins. Apesar da competitividade, o clima entre os alunos é de cooperação. Eles visitam as outras equipes, conversam sobre os seus projetos e, assim, somam conhecimentos.
Joel Damasceno, de 15 anos, faz o 9º ano na Escola de Ensino Fundamental Paulo Sarasate, em Cascavel (CE) e participa do torneio pela primeira vez com a equipe Cobra Tech. “Sempre tive afinidade com robótica e meus pais me incentivaram muito. E como esse ano a prefeitura disponibilizou o projeto Fábrica de Robôs para o município e a minha escola foi atendida e eu pedi para participar”, explicou.
O projeto de inovação apresentado por ele tem o objetivo de ser uma fonte de inspiração artística. Com base no livro Entrelinhas, que é disponibilizado na cidade de Cascavel e destaca os valores humanos, os alunos solicitaram a crianças e estudantes do 6º ao 9º ano para criarem desenhos que incorporam esses valores e os disponibilizou em um aplicativo. “Como o próprio tema do evento leva os conceitos de arte e tecnologia, nós criamos esse banco de inspiração. Nossa equipe está bastante animada”, comentou.
Outra temática abordada foi a acessibilidade. A equipe X-STAGE, da Escola SESI SENAI Sobral, criou um relógio em que o deficiente auditivo pode sentir as batidas da música através de ondas sonoras. “Nós pensamos nas dificuldades que essas pessoas passam, conversamos com elas, e buscamos uma solução para algo tão contagiante que é a música. Então, com a ajuda da programação, montamos esse protótipo que pode ser conectado a uma música via bluetooth”, explica a estudante do 9º ano, Ana Débora Azevedo, de 15 anos.
De acordo com ela, a equipe é bastante organizada e tem todos os setores bem definidos: engenharia, diário de bordo, montagem, curadoria de música e criação de brinde personalizado para o juiz. “Foram 9 meses de preparação. Nós sabemos que as outras equipes também estão bem produzidas, mas estamos com boas expectativas não só de apresentar o trabalho, mas de aprender com os colegas e toda a diversidade criativa que o evento proporciona”, conclui.
A robótica enriquece o aprendizado de crianças e adolescentes nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, o chamado STEAM. O impacto é positivo e duradouro, já que as atividades e as competições preparam o estudante do ponto de vista técnico e socioemocional para os desafios que ele vai encontrar no futuro.