SENAI Ceará e Sindpan celebram ano de parceria com encerramento de curso e certificação de profissionais
O SENAI Ceará e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan) encerraram mais um ano de parceria para capacitação de profissionais com a conclusão, na última sexta-feira (24/11), do curso de Entradas, Saladas e Molhos voltado a cozinheiras de panificadoras de Fortaleza. Ao todo, 12 cozinheiras participaram da formação, realizada na unidade do SENAI do Centro.
“Todas essas profissionais são da área da panificação e já estão no mercado de trabalho, mas vieram para se qualificar e aperfeiçoar o que já têm como prática. Hoje, é a culminância de tudo o que aprenderam em uma semana de curso, com esse momento especial em que entregamos simbolicamente um certificado de conclusão considerando que todas estão aptas a exercerem essa nova função”, afirma a Coordenadora Pedagógica do SENAI Centro, Tamima Bastos.
Mesmo com longa experiência na área, a Gerente da panificadora Trigopan, Ana Paula Távora, decidiu participar do curso para adquirir novos conhecimentos e repassar o aprendizado aos colegas de empresa.
“Já tinha feito outros cursos pelo SENAI e esse foi nota 10. Tudo o que aprendi no curso estou levando para o dia a dia, não só para mim, mas para os outros colaboradores. Quando chego, repasso tudo o que eu aprendi”, diz.
Durante o ano de 2023, o SENAI Ceará e o Sindpan promoveram, juntos, oito turmas dos seguintes cursos: Doçaria básica para Páscoa; Sopas, caldos e consommés; Quitutes Juninos; Cozinha Italiana; Pães com Ingredientes Funcionais; Confeitaria Fina Pâtisserie; Refeições para o Natal; e Entradas, Saladas e Molhos.
"O Sindpan tem uma atuação muito importante em nosso Estado. Por isso, a FIEC, sob a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante, e o SENAI Ceará têm apoiado o sindicato com um grande portfólio de capacitações profissionais para esse segmento, atendendo à demanda por qualificação e contribuindo com a geração de emprego e renda no Ceará”, destaca o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.
Alex Martins, presidente do Sindpan, também ressalta a importância da parceria para promover educação de qualidade aos profissionais associados à entidade, acrescentando que, para 2024, a expectativa é levar os cursos ao interior do Ceará.
“Naturalmente, o Brasil está com falta de mão de obra em todos os setores. É aí que essa parceria se torna mais importante, porque utilizamos toda a Casa, a estrutura que o SENAI tem, para minimizar um pouco essa condição”, afirma Alex Martins. “O Presidente Ricardo Cavalcante quer muito que a gente ajude a desenvolver o interior, e nós temos essa vontade, por isso já estamos com quatro cursos programados para o interior”, completa.
A Gerente da Unidade de Educação Profissional da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED), Sônia Parente, reforça que o trabalho junto ao Sindpan é um “case de sucesso” e que a instituição está de portas abertas a outras entidades que tenham interesse em desenvolver soluções de educação profissional.
“Para nós é muito importante essa proximidade com os setores, para que as indústrias sindicalizadas vejam o potencial que a FIEC tem para atendê-lo”, afirma Sônia. “Estendemos essa parceria para outros sindicatos, como o Sinduscon, o Sindialimentos, o Sindiverde, o Sindminerais. O SENAI está à disposição de todos os sindicatos para mostrar o trabalho que vem dando certo com o Sindpan, completa.