Sindsorvetes reúne associados em confraternização para encerrar 2023
O Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes-CE) realizou, hoje (01/12), sua confraternização de fim de ano, na cobertura do edifício Casa da Indústria. Recebidos pelo Presidente Edgard Júnior, os associados puderam fazer um balanço de ações do ano de 2023 e discutir as boas perspectivas para o próximo ano.
“Tivemos um bom ano, em 2023, com o trabalho de fortalecer os sorveteiros com cursos. E, com apoio do Observatório da Indústria, estamos apresentando uma pesquisa sobre o mercado de sorvetes no Ceará, no Nordeste e no Brasil. Com isso, podemos ter conhecimento necessário para tomar decisões mais assertivas, em 2024”, diz o Presidente do Sindsorvetes, Edgard Júnior.
A pesquisa, citada pelo Presidente, foi apresentada, durante a confraternização, pela Especialista em Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria, Eduarda Mendonça. No estudo, são identificadas tendências de mercado, perfis de consumo e outras estatísticas como, por exemplo, o fato do Brasil ser, atualmente, o 12º maior consumidor de sorvete per capita do mundo, produzindo 3,8% do sorvete do planeta.
“Orientamos um estudo para ver o contexto do Brasil na produção de sorvetes no mundo; fizemos uma análise da importância deste setor, tanto sobre sua participação no PIB quanto na produção, no consumo, no surgimento de novas empresas e na geração de empregos. Percebemos que o consumo de sorvete dentro de casa cresceu [em relação ao consumo em sorveterias], enquanto que o tamanho dos produtos foi reduzido. Isso é importante para a tomada de decisão dos produtores”, explica Eduarda.
“Existe um crescimento de sorvetes à base de plantas e frutas, uma tendência mundial que o Brasil acompanha. Também conseguimos identificar as empresas que dominam o mercado, dentro e fora do país”, complementa a Coordenadora de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria, Laís Veloso.
E as perspectivas de crescimento são boas. O aumento da temperatura, principalmente na região Nordeste, indica oportunidade para o setor de sorvetes. “Nossos associados são muito inovadores, investem nos negócios; os consumidores têm aceitado bem nossos produtos, colocando o Ceará como líder do Nordeste. O apoio da FIEC é maravilhoso. O Presidente Ricardo Cavalcante tem nos abençoado com sua presença e sua liberdade de tomar decisões. Sem a FIEC, o sindicato não seria nada”, afirma Edgard Júnior.
O Sindsorvetes-CE é um dos 40 sindicatos ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará, e conta com 47 empresas associadas (27 delas associaram-se em 2023).