FIEC participa da abertura do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas
Teve início nesta terça-feira (29/11), em Fortaleza, o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Audricon), em parceria com o Instituto Rui Barbosa, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). O Diretor Administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Chico Esteves, prestigiou a cerimônia de abertura do evento, representando o Presidente Ricardo Cavalcante.
Neste ano, o congresso tem como tema os “Desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital”, com atividades focadas no debate sobre o equilíbrio das contas estatais e a criação de políticas públicas sustentáveis. O evento também aborda os impactos das transformações tecnológicas nos processos e trabalho dos Tribunais de Contas estaduais.
“Os Tribunais de Contas são de suma importância para a governabilidade do Estado e do país. São eles que fiscalizam e dão o aval que as contas merecem, algo que é feito com muito critério e qualidade. Por isso, todos os Tribunais de Contas estão de parabéns pela realização desse grande evento”, destacou Chico Esteves.
Em seu discurso de abertura do Congresso, o Presidente do TCE-CE, Valdomiro Távora, enfatizou o papel fundamental dos Tribunais na construção da democracia brasileira, ressaltando a necessidade de órgãos de controle “fortes, com atos normativos rigorosos e capazes de defender os direitos de todos os cidadãos”.
“Complexidade e desafio talvez sejam as palavras que melhor definem esse evento. Não é à toa que são os tribunais que abraçam esse empreendimento. Atendendo a sua missão constitucional, os Tribunais de Contas têm desempenhado relevante papel na administração pública, atuando no sentido de contribuir para que a gestão pública se modernize e se adeque aos novos tempos em que a luta por direitos, inclusão e equidade são a tônica das lutas sociais”, destacou o Presidente do TCE-CE, Valdomiro Távora, no discurso de abertura do Congresso.
Também presente no evento, o Governador do Estado, Elmano de Freitas, parabenizou magistrados e servidores dos Tribunais de Contas estaduais pelo trabalho em prol do controle fiscal e da transparência.
“A missão de garantir a democracia no nosso país exige diálogo, colaboração entre os entes federados para aperfeiçoamento das nossas instituições. Mas que esse aperfeiçoamento seja como exigem os Tribunais de Contas. O aspecto formal é fundamental, mas também é fundamental que as políticas públicas tenham resultado efetivo na vida do povo e que os recursos sejam bem aplicados”.