SENAI Ceará comemora 80 anos com grande celebração
Nesta manhã de segunda-feira (27/11), o Auditório Waldyr Diogo, da FIEC, ficou completamente lotado de colaboradores das unidades do SENAI Ceará, para a comemoração dos 80 anos de atividades em nosso estado. A cerimônia contou com a presença do Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, do Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, além de gerentes, coordenadores, presidentes de sindicatos e convidados.
“O SENAI Ceará, hoje, representa muito, pois tem transformado a vida de milhares de pessoas no nosso estado e no Brasil. Temos nos qualificado, cada vez mais, para levar a melhor capacitação à sociedade. No caso da transformação energética, temos trazido conhecimento e tecnologia de outros países, para fazer do nosso parque tecnológico do SENAI Barra do Ceará, em 2024, o mais completo do Brasil - fruto do trabalho do Diretor Paulo André Holanda e toda a sua equipe, pois nada se faz só. As empresas multinacionais estão nos procurando, por verem no SENAI Ceará a capacidade, a condição e a garra de fazer as entregas que elas precisam, no setor de energias renováveis”, disse o Presidente Ricardo Cavalcante.
O Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda apresentou, para os colaboradores, uma série de dados numéricos que mostram o trabalho de excelência que o SENAI Ceará tem desenvolvido, refletindo em indicadores positivos que colocam o Departamento Regional entre os melhores do país, em Gestão, Educação e Inovação & Tecnologia. “Não existe inovação sem conhecimento. Educação, saúde, ética, eficácia na gestão e o cuidado com as pessoas são ferramentas para o desenvolvimento de qualquer nação. Agradeço a todos os meus gestores e colaboradores pelo trabalho que faz com que o SENAI Ceará seja esta referência em excelência, em todo o país”, afirmou.
Na cerimônia, foi homenageado o professor de eletricidade predial e industrial, com 30 anos de atividade no SENAI, Francisco Monteiro Sobrinho. “A formação profissional dos nossos queridos alunos está de acordo com as necessidades das empresas, garantindo a empregabilidade e a satisfação da indústria. É estatisticamente comprovado que 92% das empresas preferem formandos do SENAI. E sete, em cada 10 alunos de cursos técnicos, estão empregados, em até um ano após a conclusão do curso. Tudo isso só é possível porque temos uma equipe comprometida com a educação profissional - professores que sabem fazer a diferença na vida de nossos alunos”, discursou o docente.
Depoimentos
Por vídeo, representantes do SENAI Nacional enviaram seus depoimentos.
Felipe Morgado - Superintendente de Educação Profissional e Superior - SENAI Nacional
“Quero agradecer ao Paulo André Holanda e a Sônia Parente, por esta oportunidade, e, principalmente, parabenizar a toda a comunidade escolar pelos resultados tão significativos que o SENAI Ceará vem dando para a indústria brasileira”.
Gustavo Leal - Diretor de Operações do SENAI Nacional
“Quero parabenizar o SENAI Ceará que, ao longo de 80 anos, soube interpretar as angústias da indústria cearense e preparar a juventude desse estado para o trabalho industrial. Fez isso com extrema maestria. E, agora, sob a liderança do Presidente Ricardo Cavalcante e do Diretor Paulo Holanda, vemos um SENAI pujante, vibrante, com resultados expressivos que impactam positivamente a imagem do SENAI em todo o Brasil. Longa vida ao SENAI do Ceará!”
Rafael Lucchesi - Diretor Geral do SENAI Nacional (2011-2023)
“O SENAI é um dos maiores complexos da educação profissional e técnica do mundo - o maior da América Latina. O SENAI do Ceará fez uma enorme modernização das suas ações na área de educação profissional, conectando com a agenda de tecnologia e inovação, que é uma instituição decisiva para o processo de reindustrialização do Brasil.”
Homenagens a quem faz o SENAI Ceará
Na cerimônia, foram homenageados, com placas comemorativas, alguns colaboradores que estão, há pelo menos uma década, construindo a história do SENAI Ceará.
- Nilva Ferreira de Sousa - 10 anos
- Bruno Henrique Rodrigues Santos - 12 anos
- Ana Paula Melo Silva - 19 anos
- Lourival Pereira De Morais Junior - 28 anos
- Fátima Da Silveira Rocha - 33 anos
- Josias Teixeira Bezerra Filho - 33 anos
- Jonas Bezerra Rolim - 35 anos
- Jucélio Ferreira Matos - 35 anos
- Francisco Sales Rodrigues Brandão – 37 anos
- João Vieira Bezerra - 40 anos
Lançamento do livro “80 anos - SENAI Ceará"
Também, como parte das comemorações, foi lançado o livro “80 anos - SENAI Ceará”, cujo primeiro exemplar foi entregue, por Paulo André Holanda, ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, homenageado com uma placa especial pela condução da Federação das Indústrias do Ceará. A publicação compila acontecimentos e depoimentos importantes sobre essas oito décadas de história.
Ainda no clima de homenagens, o Ricardo Cavalcante também presenteou Paulo André Holanda com uma bata que é símbolo dos cursos do SENAI.
Estiveram, na abertura das comemorações: o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; Diretor da CNI e Ex-Presidente da FIEC, Fernando Cirino Gurgel; a Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Relações Internacionais do Estado, Roseane Medeiros; o Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Sindcarnaúba-CE, Edgar Gadelha; o Diretor Financeiro Adjunto da FIEC, Carlos Rubens; o Superintendente Regional do Trabalho (CE), Carlos Pimentel; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Consultor em Energias Renováveis da FIEC, Jurandir Picanço; o Diretor de Inovação e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; o Diretor de Relações Institucionais do IFCE, Virgílio Araripe; os ex-Diretores do SENAI Ceará, Francisco Magalhães e Fernando Nunes; o Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC) e Diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares; membro do Conselho Fiscal da FIEC e Presidente do Sindialgodão, Marcos Montenegro; o Diretor da FIEC e Presidente do Sindlacticínios, José Antunes Mota; os Diretores da FIEC, Lauro Martins, Lélio Matias, Oziná Costa, Eulálio Costa e Aloísio Ramalho Filho; do Conselho Fiscal da FIEC: Pedro Alfredo da Silva Neto, Marcelo Guimarães Tavares (Pres. do Sindicerâmica) e Roberto Ramos; a Presidente do Sindicafé, Milene Pereira; o Presidente do Sindicouros, Márcio Pinheiro; Daniel Gomes, Presidente do SindConfecções; Agostinho Alcântara, Presidente do SindSerrarias e SindSal; Luís Carlos Queiroz, Presidente do Sindienergia; Alex Martins, Presidente do Sindipan; César Barros, Presidente do Simec; Edgard Júnior, Presidente do Sindsorvetes; Paulo Alexandre, Presidente do Sindroupas; Isaac Matos Bley, Presidente do Sindialimentos; Carlos Oliveira Filho, Presidente do Sindpneus; Cláudio Targino; Conselheiro do SESI SENAI, Eduardo Camarço; além de Olga Holanda, Marina, Paulo Artur e Lara, respectivamente, mãe, esposa e filhos de Paulo André Holanda.