telefone(85) 4009.6300

ExpoRecicla Sustentável 2023 debate a destinação de resíduos e homenageia personalidades em cerimônia de abertura

24/11/2023 - 14h11

Promovida pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), a ExpoRecicla Sustentável 2023 começou, na manhã desta quinta-feira (23/11), na Casa da Indústria. O tema desta edição é “O lixo - a ameaça do século”, que debate o processamento e a destinação de resíduos no planeta. O evento, que é gratuito, conta com o apoio da FIEC, por meio de suas casas (SESI, SENAI e IEL), e do Sebrae-CE.

Na abertura, no auditório Waldyr Diogo, o Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, deu relevância ao trabalho de entidades como o Sindiverde para que a sociedade viva com mais sustentabilidade, sem deixar de lado a geração de emprego e renda. “Estamos enfrentando problemas seríssimos, com temperaturas extremas, e temos que entender que precisamos pensar diferente o nosso planeta. Este setor (o da reciclagem) ajuda muito e está mostrando para a sociedade que a palavra ‘reciclagem’ é maior do que destinar corretamente o lixo. É transformar os resíduos em riqueza e geração de empregos. O Presidente Mark tem feito um trabalho espetacular, uma pessoa obstinada e prática. A FIEC e suas casas (SESI, SENAI, IEL, CIN e Observatório da Indústria) estão prontas para trabalhar junto ao Sindiverde”, afirmou.

O Presidente do Sindiverde-CE, Mark Augusto Lara, enfatizou a importância de seguir buscando a evolução do debate por práticas sustentáveis. “Já é a 5ª edição da ExpoRecicla que eu organizo. E fico grato por estar no setor da reciclagem há 27 anos. Não sei tudo e aprendo, todos os dias. Nessa caminhada, venho colecionando amigos. Agradeço ao Dr. Ricardo Cavalcante por todo o apoio”, disse.

Em seu discurso, o Vice-Presidente do Sindiverde-CE, Marcos Albuquerque, deu especial atenção às urgências ambientais por que passa o planeta e às ações que precisam ser realizadas. “À medida que o nosso consumo aumenta, a biocapacidade da Terra diminui. As principais áreas de desafios são bem conhecidas de todos nós: o abastecimento de água; fornecimento de alimentos; sistema de transportes; coleta e tratamento de resíduos; e as ameaças à fauna e à flora. Temos rios que passam dentro da cidade de Fortaleza e são totalmente poluídos. Estamos enterrando dinheiro. O lixo, para nós (do setor de reciclagem e transformação), é dinheiro e pode ser transformado em várias coisas. Nós precisamos criar áreas urbanas sustentáveis para a vida humana no futuro”, explicou.

Troféu Sindiverde Sustentável

Também na cerimônia de abertura, foi entregue o Troféu Sindiverde Sustentável a personalidades que são indutoras de práticas socioambientais, garantindo a preservação e a sustentabilidade do meio ambiente.

Os agraciados foram:
- Célia Lara - Sócia-Diretora da LimpTudo;
- Fernando Silva Filho - Diretor-Presidente da Formetais;
- Hebert Araruna - Diretor-Presidente da TopCar;
- Ivvanosk Matos - Diretor-Presidente da CTI Ambiental;.
- Vilma Freire - Secretária Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA)

Programação

A programação da ExpoRecicla Sustentável 2023, que vai até amanhã (24/11), conta com produtos e serviços voltados para a indústria e o comércio de reciclagem e transformação. O principal objetivo é potencializar os negócios da cadeia de reciclagem e oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável. Paralelamente à feira, ocorre um seminário em que são discutidos assuntos relativos à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os detalhes podem ser conferidos, clicando AQUI.

Estiveram presentes, nesta manhã de abertura: a Secretária Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Vilma Freire; o Presidente do Sindibrita-CE, Abdias Veras; o Presidente do Sindsorvetes-CE, Edgard Segantini Júnior; o Presidente da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo da OAB-CE, Jackes Araújo; o Presidente da Rede Estadual de Catadores e Representante do Movimento Nacional dos Catadores, Cícero Sousa; o Analista Ambiental do IBAMA-CE (representando o Superintendente Deodato Ramalho), José Maria Barbosa da Silva; a Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Aline Abreu; e, da FIEC: o Diretor Administrativo, Chico Esteves; o Diretor de Inovação da FIEC e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; a Superintendente do IEL-CE, Dana Nunes; a Gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin/SESI), Veridiana Sales; além de Presidentes de Sindicatos, empresários e estudantes selecionados no Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), do Governo do Ceará.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright