IEL Ceará participa do Web Summit Lisboa, em Portugal
O especialista em inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Fábio Braga, participou entre os dias 13 e 16 de novembro, em Portugal, do Web Summit Lisboa 2023, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do planeta. O evento reuniu mais de 900 palestrantes, cerca de 2.600 startups, mais de 900 investidores e 70 mil participantes de todo o globo, tendo como tema central a Inteligência Artificial.
De acordo com Fábio, o objetivo da participação no evento era ter a oportunidade de mapear tecnologias e modelos de projetos aderentes à realidade cearense, trazendo melhores práticas de gestão da inovação e pesquisa aplicada. Entre as principais constatações em relação ao que foi discutido no evento, Fábio destaca os desafios que as startups enfrentam em relação à captação de recursos para o seu desenvolvimento.
De acordo com ele, houve uma queda significativa na atividade de venture capital nos últimos dois anos. Venture capital é uma modalidade de investimento que busca financiar startups em estágios mais avançados de desenvolvimento em troca de uma participação acionária e influência na gestão do negócio. Também houve, segundo Fábio, redução na oferta pública inicial de ações na bolsa de valores (IPO) de startups, após divulgação de empresas em recuperação judicial ou falência. O IPO é um marco importante para as startups, pois representa a consolidação do seu modelo de negócio, a valorização da sua marca e a possibilidade de captar mais recursos para expandir suas operações.
Fábio ressalta ainda que empresas sólidas, que investem em inovação, estão abandonando a busca por ganhos rápidos e voltando seu foco para negócios inovadores mais consolidados e resilientes. Ele também pontua os desafios oriundos da união entre Corporate Venture Capital (CVC) com inovação aberta (propriedade intelectual).