Paulo André Holanda acompanha professores e alunos do SESI e do SENAI em visita ao Energy Observer, primeiro barco do mundo movido a Hidrogênio Verde
Neste sábado (18/11), à convite da Qair Brasil, a turma concludente do curso “Segurança aplicada ao armazenamento e distribuição do hidrogênio verde”, oferecido pelo SENAI, teve a oportunidade de conhecer o Energy Observer: barco movido a hidrogênio verde, com zero emissões ou ruídos e autossuficiente em energia. Atracado no litoral de Fortaleza — única parada no Brasil —, o equipamento foi visitado exclusivamente pela imprensa e por convidados.
O superintendente do SESI e Diretor Regional do SENAI, Paulo, comemorou a presença da turma. “É uma motivação muito grande trazer professores e alunos do SESI e do SENAI para aprender e ver in loco esse projeto inovador de hidrogênio verde. Agradeço e parabenizo a Qair Brasil por esta iniciativa espetacular que nos permite conhecer de perto as aplicações do hidrogênio verde. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SESI e do SENAI, também está de parabéns por promover cursos na área de energias renováveis e hidrogênio verde, sempre ouvindo o mercado e se estruturando“, projetou.
O barco experimental Energy Observer, da empresa francesa Qair, teve parada inédita em Fortaleza. Esta foi a
83ª escala de sua jornada de oito anos ao redor do mundo — a partida foi feita em Saint-Malo, na França, em 2017. Desenvolvido a partir de um premiado catamarã, o Energy Observer é um laboratório para a transição ecológica e foi projetado com uma inovadora arquitetura energética para testar, em condições extremas, os limites das mais promissoras tecnologias de emissão zero.
O sistema energético do Energy Observer abrange três fontes de energia renováveis (solar fotovoltaica, energia eólica e hidrelétrica) e dois tipos de armazenamento (baterias de íons de lítio e hidrogênio verde). O navio produz hidrogênio diretamente a bordo, por eletrólise da água do mar. As soluções são experimentadas, testadas ao limite e otimizadas para tornar a energia limpa uma realidade concreta e acessível a todos.
De acordo com o Instrutor educacional do SENAI, Cláudio Furtado, o curso teve duração de 60 horas, abordando a química e composição do hidrogênio, legislação e segurança. “Foi uma experiência única porque nós temos aulas práticas, mas ver uma aplicação real agrega ainda mais ao conhecimento. Todos fizeram perguntas pertinentes e saíram encantados com tantas possibilidades de uso de energias renováveis para o planeta”, destacou.
Além da visita ao barco, o grupo também assistiu uma apresentação sobre transição energética e cultura oceânica, projetado no domo reticulado do projeto Qair Experience. Em seguida, visitaram o ônibus de Experiências da Qair, que leva ensino e cultura para comunidades próximas aos polos industriais. Por fim, visualizaram o grupo gerador estacionário a base de hidrogênio, desenvolvido pela empresa francesa EODev.
O aluno e engenheiro mecânico, Sátiro Tavares, comemorou a oportunidade de conhecer o equipamento de perto. “Considero como um salto para a humanidade no que diz respeito a preservação e a conservação do meio ambiente. Acredito que nós não devemos nos apegar ao custo de investimento, mas ao resultado que esse projeto vai trazer para as futuras gerações. Estou muito feliz e emocionado porque ver isso acontecer nos motiva muito a continuar a estudar”, declarou.