Associação Caatinga é reconhecida pela Assembleia Legislativa por trabalho em prol da preservação do meio ambiente
A Associação Caatinga foi reconhecida pelo trabalho de preservação do bioma brasileiro em cerimônia realizada nesta sexta-feira (17/11) pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para comemorar os 25 anos de fundação. Na solenidade, o Diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Presidente do Conselho Deliberativo da Associação, Edgar Gadelha, descatou a atuação da entidade na conservação das terras, florestas e águas da Caatinga e o papel na divisão das riquezas e na garantia da biodiversidade.
A sessão solene atendeu a pedido do Deputado Estadual Sérgio Aguiar. Foram agraciados o Ex-presidente da FIEC, Roberto Macêdo; o Ex-governador do Estado, Lúcio Alcântara; o Ex-superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará, Renato Aragão; o Conselheiro da Associação Caatinga, João Bosco Priamo Carbogim; e a Ambientalista Maria Angélica Figueiredo.
Segundo Sérgio Aguiar, a homenagem à Associação Caatinga é uma forma de valorizar as mais de duas décadas de atuação da entidade em prol da conservação do bioma, que enfrenta diversos problemas de ordem ambiental.
“A realização desta sessão solene tem o objetivo de apoiar e incentivar aqueles que se dedicam e lutam pela preservação dos biomas, notadamente da Caatinga. Estamos fazendo justiça ao homenagear a Associação Caatinga, que há 25 anos luta pela conservação deste bioma, para inspirar pessoas a cuidarem da natureza, além de atuar no fomento do desenvolvimento local sustentável, incrementando resiliência em comunidades rurais”, ressaltou o parlamentar.
Edgar Gadelha agradeceu à Assembleia Legislativa e ao Deputado Sérgio Aguiar por reconhecerem as ações desenvolvidas pela Associação ao longo de 25 anos.
“Ficamos muito felizes e honrados por esse reconhecimento da Casa do Povo da importância da Associação. Foram muitas conquistas, muitas vitórias. Levaria um bom tempo se eu fosse enumerar tudo que já fizemos neste período, mas o importante é mostrar que realizar algum sonho, algum projeto, é possível quando se reúne pessoas com a mesma ideia, a mesma paixão”, salientou o Diretor Financeiro da FIEC.
Em nome dos agraciados, Roberto Macêdo afirmou estar honrado com a homenagem. “É um reconhecimento por aquilo que fazemos com amor. O que nós cobramos é que as pessoas despertem para aquilo que o mundo está precisando e que precisamos fazer diferente”, frisou o empresário. “Essa homenagem não vai ficar comigo, vai ficar na sede da Associação, porque sou uma pequena parte, o trabalho é de todos”, acrescentou.
Prestigiaram a solenidade o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Coordenador Geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes; o Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI, Paulo André Holanda; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Secretário-executivo de Meio Ambiente do Ceará, Fernando Bezerra; e o Superintendente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho.