FIEC e Sebrae Ceará aprovam 10 projetos no Procompi em benefício das pequenas indústrias cearenses
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), e o Sebrae Ceará conquistaram a aprovação de 10 projetos no novo ciclo do Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi). Os projetos propõem soluções para desafios coletivos das indústrias de pequeno porte do Ceará, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade e da competitividade. No total, os projetos terão um aporte de R$ 1,5 milhão em benefício de ao menos 150 empresas cearenses de diversos segmentos, como energia, alimentos, panificação, moda, mármores e granitos, metalmecânico e químico. A execução das ações propostas começa em 2024.
De acordo com a coordenadora do Nucop, Cristina Moreira, os projetos são uma grande oportunidade para fortalecer o setor industrial cearense, formado em sua maioria por pequenos negócios. Eles irão beneficiar empresas em diversas regiões do Estado, como a Região Metropolitana de Fortaleza, Norte e Baixo Jaguaribe. “O Ceará ganhou destaque nacional no Procompi pela excelência na gestão e execução dos projetos. Temos diversos cases de empresas que elevaram consideravelmente seus resultados a partir da participação no programa. Isso faz com que sempre busquemos mais oportunidades para as empresas cearenses, pois sabemos do real efeito sobre os negócios que um programa como o Procompi proporciona”, afirmou.
Os eixos do novo ciclo do Procompi foram definidos com base nos desafios socioambientais do país com o objetivo de trazer a sustentabilidade para o centro da proposta de valor dos negócios e necessidade de modernização da indústria com a incorporação das novas tecnologias digitais. Por isso, os projetos versam sobre transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0.
Os projetos do Ceará aprovados foram: “Adequação das Empresas para Certificação ESG”, “Campanhas Sociais Rentáveis: Gestão de Tráfego”, “Inovação para a Transição Energética - Desenvolvimento de Roadmap de Gestão de Inovação e Transição Energética para as Indústrias Químicas de Fortaleza e RM”, “Concepção e Implantação de Marketplace Setorial”, “Desenvolvimento do Setor Industrial de Panificação”, “Cultura Data Driven: O Sucesso das Decisões baseadas em Dados”, “Fortalecimento da Cadeia de Alimentos - Feira Multissetorial”, “Design Organizacional Orientado à Inovação e Transformação de Processos das indústrias de Mármore e Granitos”, “Internacionalização dos Pequenos Negócios: Moda do Ceará para o Mundo” e “Negócios e Gestão para o Segmento de Energia”.
Sobre o Procompi
O Procompi é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional para aumentar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.
Os projetos são submetidos pelas federações estaduais de indústrias e unidades estaduais do Sebrae com objetivo de oferecer estratégias, ferramentas, capacitações e consultorias para alavancar a eficiência nos negócios. As soluções podem ser para a demanda de um mesmo setor industrial ou multissetoriais guiados por um tema.
De 2000 até o último ciclo, que terminou em 2021, o programa já beneficiou mais de 8.900 empresas. Cerca de 60% implementaram ações de inovação e 34% reduziram custos. No novo ciclo, o programa irá destinar um total de R$ 24 milhões para projetos de todo o País.