Presidente Ricardo Cavalcante recebe Onélia Santana para fomentar parcerias em prol da educação de cearenses
Nesta quarta-feira (08/11), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, se reuniu com a Secretária da Proteção Social (SPS) do Estado do Ceará, Onélia Santana, para discutir importante colaboração com a FIEC visando a expansão na oferta de cursos de capacitação para jovens no estado.
Também participaram do encontro, o Superintendente do SESI e Diretor do SENAI do Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL, Dana Nunes; o Diretor de Tecnologia e Inovação da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho; o Gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale; e o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes. Do Governo do Estado, estavam o Secretário Executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, e o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Sandro Camilo.
No início da reunião, Onélia Santana fez uma apresentação sobre as iniciativas da Secretaria da Proteção Social no apoio a jovens e suas famílias, destacando a importância de investir na capacitação profissional dos jovens para prepará-los para o mercado de trabalho e possibilitar melhorias de vida.
Por sua vez, o Presidente Ricardo Cavalcante apresentou os diversos cursos de capacitação oferecidos pela FIEC e suas casas associadas, destacando a qualidade e a relevância desses programas na formação de jovens profissionais. Ele enfatizou o compromisso da FIEC em contribuir para o desenvolvimento econômico do Ceará por meio da educação e da capacitação de mão de obra qualificada.
“Nós estamos aqui para ajudar. Não há futuro algum, para nenhum ser humano, se não for através da educação. Temos condições de ofertar inúmeros cursos que podem mudar a vida de muitas pessoas de forma concreta. O Sistema FIEC está de portas abertas para contribuir com a Secretária e o Governo cearense”, ressaltou Ricardo Cavalcante.
Onélia Santana e sua equipe foram convidadas a assistir a um vídeo de apresentação sobre a FIEC e, logo depois, foram apresentados ao Observatório da Indústria. O Gerente do Observatório, Guilherme Muchale, exibiu análises, pesquisas e informações sobre o setor industrial no estado do Ceará e mostrou o quanto ele desempenha um papel importante na coleta e disseminação de dados relevantes para o desenvolvimento econômico e industrial da região.
No final da reunião, alguns acordos foram definidos: o ensino para quatro turmas de qualificação profissional na área de Energia Limpa, quatro cursos na área de TI, um projeto do Observatório para dar o diagnóstico do potencial econômico dos 184 municípios cearenses, e uma parceria na área do artesanato.
“Para nós é uma grande alegria fechar essas parcerias hoje com o Presidente Ricardo Cavalcante. A SPS já vem com muitas cooperações importantes, mas agora estamos focando nos cursos de qualificação profissional, nos equipamentos da proteção social. Precisamos oferecer primeiro qualificação profissional e autonomia econômica. Fiquei maravilhada com o Observatório da Indústria! É tudo que há de mais importante para passar estratégias eficientes de combate à pobreza”, salientou Onélia Santana.