FIEC recebe o evento Networking Brasil - Alemanha: Hidrogênio Verde
O cenário energético mundial está passando por uma transformação significativa, com uma crescente demanda por fontes de energia limpa e sustentável. Nesse contexto, na manhã desta segunda-feira (06/11), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu o evento "NRW HYway2 Brasil: Networking Brasil - Alemanha: Hidrogênio Verde". O encontro foi organizado pela NRW Global Business, Germany Trade & Invest (GTAI), Zukunftsagentur Rheinisches Revier GmbH e pelas Câmaras Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (AHK Rio) e de São Paulo (AHK São Paulo).
A abertura do evento foi realizada pelo Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, que agradeceu a presença de todos e ressaltou o compromisso da FIEC em promover o Hidrogênio Verde no Brasil. "Na FIEC, estamos de portas abertas e prontos para oferecer suporte, compartilhando nosso conhecimento com as empresas que desejam investir aqui no Ceará. Além disso, nosso estado apresenta condições naturais ideais para a produção de hidrogênio verde e abriga uma Zona de Processamento de Exportação favorável a investimentos. Estamos preparados para colaborar e auxiliar as empresas interessadas. Juntos, estamos em busca de oportunidades de negócios que sejam benéficas para todos", declarou André Montenegro.
O evento atraiu a atenção de empresas e instituições alemãs, do estado da Renânia do Norte Vestfália, que estão prontas para explorar as oportunidades no mercado de hidrogênio verde no Brasil. O hidrogênio verde é considerado uma das soluções mais promissoras para atender às crescentes necessidades energéticas globais, mantendo um compromisso firme com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.
Durante o encontro, empresas alemãs compartilharam conhecimento, identificaram possíveis parcerias e debateram estratégias para impulsionar o crescimento da indústria de hidrogênio verde. O estado da Renânia do Norte Vestfália se destaca como um dos líderes globais na produção de hidrogênio verde, e essa expertise valiosa pode contribuir significativamente para acelerar o desenvolvimento desse setor no Brasil.
Já o networking empresarial proporcionou uma possibilidade singular para que os participantes se conhecessem e compartilhassem ideias em um ambiente propício à criação de conexões estratégicas. Essas conexões têm o potencial de gerar futuros investimentos, colaborações e inovações no campo do hidrogênio verde, reforçando, portanto, o compromisso de ambas as nações com a transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.
“A finalidade principal do evento foi promover a discussões sobre o hidrogênio, as energias renováveis, a tecnologia e as oportunidades de negócios. Além disso, tivemos a chance de fazer uma rodada de negócios, em que os participantes puderam conhecer os potenciais parceiros, tanto do Ceará quanto das empresas alemãs que vieram, com o objetivo de fomentar futuras colaborações e fortalecer o ambiente de negócios no setor de hidrogênio e energias renováveis entre o Brasil e a Alemanha”, afirmou Constantino Frate, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC.