FIEC e MDIC realizarão parceria para desenvolvimento de projetos através do Observatório da Indústria do Ceará
Na manhã desta quarta-feira (01/01), foi confirmada parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para a utilização do Observatório da Indústria da FIEC em projetos voltados para o fortalecimento de políticas públicas no Brasil. A ação ocorre após reunião entre Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC e Vice-Presidente Executivo da CNI, e Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, em Brasília. O Centro de Dados é um dos três maiores do país.
Entre os presentes estiveram Pedro Guerra, Chefe de Gabinete da Vice-Presidência da República; Uallace Moreira Lima, Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços.do MDIC; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Líder do Observatório da Indústria; Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria; e Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC.
“Tive uma reunião muito proveitosa com o Vice-Presidente Alckmin, quando pude apresentar o Observatório da Indústria. Saímos muito felizes com a confirmação pelo Vice-Presidente de parceria em projetos envolvendo o MDIC e a FIEC, através de nosso Observatório da Indústria”, declarou Ricardo Cavalcante, que reforçou ainda que a ferramenta é essencial para gestores da iniciativa pública e privada que desejam ser disruptivos, pensar de forma estratégica e aliada com tecnologia de ponta.
Observatório da Indústria
O Observatório foi idealizado com a intenção de acompanhar as transformações tecnológicas, econômicas e sociais para construir estratégicas e agir antecipadamente, promovendo mais investimentos e aumentando a competitividade industrial. Ao longo dos anos, foram elaborados roadmaps setoriais, a fim de entender os entraves, tecnologias-chave e ações estratégicas de curto, médio e longo prazos.
Já foram desenvolvidos projetos com estruturação e automatização da coleta de mais de uma centena de fontes informacionais, diversas plataformas informacionais, o Índice FIEC de Inovação dos Estados, Perfis Profissionais para o Futuro e diversos outros estudos e pesquisas. Além disso, parcerias com grandes instituições brasileiras também têm garantido o fortalecimento da entidade, como o Ministério da Economia, o Banco Mundial e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O Observatório já recebeu premiações nacionais e internacionais por projetos idealizados por sua equipe, como o Prêmio Excellens Mare dado à equipe em razão do trabalho desenvolvendo a Rota Estratégica e o Masterplan de Economia do Mar; a posição de finalista do Tuna Awards, na Espanha, em decorrência do Projeto Rastum; o 1º lugar no Edital Digital.BR da ABDI; além da premiação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dado ao projeto #ElasporElas.