SENAI Ceará conclui turma do curso de Salgadeiro em parceria com Grupo Mulheres do Brasil e Centro Educacional Piamarta
Em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e o Centro Educacional Piamarta, em Fortaleza, o SENAI Ceará concluiu, nesta terça-feira (31/10), mais uma formação no curso profissionalizante de Salgadeiro. Após um mês de aulas teóricas e práticas, os participantes foram certificados e terão a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, seja concorrendo a vagas de emprego ou abrindo o próprio negócio.
Esta foi a segunda turma capacitada em articulação com o Mulheres do Brasil só neste mês. No último dia 17 de outubro, membros da comunidade do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) que se formaram no curso de Padeiro por meio da iniciativa entre o SENAI Ceará e a organização.
“A partir de uma iniciativa do Presidente Ricardo Cavalcante, juntamente com nosso Diretor, Paulo André Holanda, e a Unidade de Educação do SENAI, com a Gerente Sônia Parente, começamos a articular capacitações com instituições a exemplo do Grupo Mulheres do Brasil”, explica a Analista Administrativa do Núcleo Técnico do SENAI Ceará, Cláudia Vasconcelos. “Nesse caso, trabalhamos com pessoas em situação de vulnerabilidade social que precisam dessa oportunidade para poder empreender ou procurarem uma colocação no mercado e, assim, terem autonomia financeira. Já temos alguns casos de sucesso e esse é mais um que nos deixa muito felizes”, completou.
Segundo a Coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Socioassistencial às Famílias do Centro Educacional Piamarta, Viviane Eleutério, a capacitação atende, principalmente, pais e familiares de alunos da escola, além de moradores da comunidade no entorno. Para a Gestora, além de oferecer uma opção de geração de renda às famílias, o curso também proporcionou o desenvolvimento pessoal dos participantes.
“Nesse curso de Salgadeiro, já existem três pessoas que estão com encomendas abertas, então temos um retorno muito positivo. Mas até para aqueles que não vão empreender, a experiência mesmo do trabalho em equipe, de dividir, de um respeitar o tempo do outro, e de desenvolver uma habilidade, ver que são capazes, é de suma importância”, ressalta.
Vera Lima, Líder do Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil, comemora mais uma ação conjunta com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), afirmando que a parceria já dura cerca de seis anos.
“Trabalhamos com ONGs que estão bem na ponta, atuando com populações mais vulneráveis, e percebemos a necessidade não só de fazer esses cursos, mas também de conseguir dar o passo seguinte, que é entrar no mercado. Por isso, trouxemos o SENAI para entrar com a parte técnica e a gente entra com questões socioemocionais, ajudando a elaborar currículo, encontrar uma vaga ou abrir o próprio negócio.
Ex-aluna do Centro Educacional Piamarta, Isabela Lima iniciou o curso pelo interesse de adquirir novos conhecimentos, mas acabou vendo, também, uma nova possibilidade de emprego.
“Foi muito gratificante participar, porque aprendemos desde como limpar o ambiente de trabalho até colocar a mão na massa. O SENAI entregou um curso completo e já vou tentar o próximo, de Pizzaiolo”.
Até o fim do ano, a expectativa do Grupo Mulheres do Brasil é ofertar mais 10 cursos em parceria com o SENAI Ceará. A Gerente da unidade do SENAI Ceará do Centro, Alcilane Mota, afirma que a instituição também trabalha na articulação de outras formações para 2024.
“Já estamos projetando para o próximo ano uma sequência de novos cursos em parceria que venham a agregar não só com a questão da qualificação, mas também do empoderamento, para que, a partir do trabalho, as pessoas possam se reencontrar no meio social”.