Comitiva de participantes do FIEC Summit faz visita ao Porto do Pecém e a EDP Brasil onde está a primeira usina de hidrogênio verde do Ceará
Uma comitiva de participantes e palestrantes do FIEC Summit 2023 - Hidrogênio Verde - visitou, na manhã desta sexta-feira (27/10), o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e a primeira usina de hidrogênio verde do Ceará, da EDP Brasil.
A comitiva, composta por mais de 20 participantes e liderada pelo Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, e pela Consultora Internacional da FIEC, Monica Saraiva Panik, foi recebida pela equipe do Porto no Bloco de Utilidades e Serviços do Porto do Pecém.
Após a recepção no Porto, o grupo seguiu para o Setor 1, onde está localizada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Visitaram os píeres e o pátio de armazenamento, indo até o Terminal de Múltiplo Uso.
Em seguida, a comitiva se dirigiu à primeira usina de hidrogênio verde do Ceará, na EDP. Os participantes foram recebidos pelo Engenheiro de Planejamento, Diego Rebouças. Durante a visita técnica, o grupo teve a oportunidade de conhecer os detalhes técnicos do projeto e de visitar a usina de hidrogênio verde.
O projeto da EDP é uma iniciativa pioneira no estado, desenvolvida em parceria com instituições públicas e privadas, como GESEL, IATI e HYTRON. O projeto inclui uma usina solar com 3 MW de potência instalada, um módulo eletrolisador de 1,25 MW para a produção de hidrogênio verde e um sistema de armazenamento do gás, representando um investimento de R$ 41,9 milhões. A unidade de produção de H2V tem capacidade para produzir 250 Nm3/h.
Carlos Peixoto, CEO da H2Helium, uma empresa de consultoria de energia, expressou sua satisfação com a visita: "A visita ao Porto do Pecém e à EDP Brasil, onde está localizada a primeira usina de hidrogênio verde do Ceará, foi esclarecedora. Fiquei impressionado com o progresso na transição para energias limpas no Ceará e acredito que o caminho a seguir está claro, com foco em projetos de energia, principalmente energias renováveis e no hidrogênio. Estou muito satisfeito com a experiência de hoje e animado com o futuro das energias sustentáveis".