Ricardo Cavalcante é homenageado no 50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha
Enquanto acontece o FIEC Summit 2023, o Centro de Eventos do Ceará também recebe o 50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, evento que homenageou, nesta quarta-feira (25/10), o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e outras personalidades.
O ano de 2023 coincide com o 50º aniversário do Sindcerâmica-CE, atualmente presidido por Marcelo Tavares (que também é Conselheiro Fiscal da FIEC). Em homenagem à longa parceria entre o Sindicato e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Tavares entregou a Ricardo Cavalcante o troféu “50 anos do Sindcerâmica”, relembrando todo o apoio dado pelo Presidente, desde o início de seus mandatos: “Quando ele soube que eu seria presidente do Sindicato, recebeu-me e acolheu-me em sua sala, deu todo o apoio para que eu pudesse fazer minha gestão”, disse Tavares.
“Agradeço pela lembrança do meu nome, para receber uma homenagem tão importante. Temos trabalhado, diuturnamente, na FIEC, junto a todos os 40 sindicatos, para mostrar que precisamos retomar a economia. Este é o exemplo: mostrar a força da cerâmica vermelha no Ceará, em todo o Nordeste e no Brasil”, disse o Presidente da FIEC.
Sobre a importância do associativismo, Ricardo Cavalcante enfatizou: “As grandes transformações que fazemos é quando estamos unidos em propósitos e objetivos. O concorrente nunca foi nem será seu inimigo. Há os bons, os muito bons e os excelentes. O associativismo é fundamental na vida do empresário, independente do tamanho da empresa”.
Ao aproveitar a temática da transição energética, tão latente no FIEC Summit 2023, o Presidente da FIEC comentou: “Estamos discutindo um novo mundo, uma nova energia, um momento em que o planeta terá de passar e, por isso, estamos debatendo inovação. Precisamos estar, cada vez mais, ao lado do setor de cerâmica, porque ele faz a diferença na Construção Civil. Por isso, os laboratórios do SESI e do SENAI estão à disposição para ajudar a fazer as transformações que o mercado exige e a evolução que o mundo nos cobra, hoje. O Sindicerâmica pode sempre contar com todas as casas do Sistema FIEC”, concluiu.
Também receberam o troféu: o IEL Ceará, representado pela Gerente de Inovação e Pesquisa, Margaret Lins; Sílvio Moreira, representando o SEBRAE Ceará; e Lourival Tavares, Presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção, representando toda a categoria de ceramistas do Ceará.
“O IEL sempre foi um parceiro do Sindcerâmica. Agradecemos pelo apoio técnico e pelo fomento às ações e empresas ligadas ao Sindicato”, completou Marcelo.
A cerimônia contou com a presença do Presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER), Waldyr de Moraes Júnior; do Secretário Estadual Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico; Joaquim Rolim, Secretário Executivo da Indústria (da SDE); da Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo; do articulador da Unidade de Competitividade dos Negócios do SEBRAE-CE, Silvio Moreira; Da FIEC: André Montenegro, Vice-Presidente; Chico Esteves, Diretor Administrativo; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro e Presidente do Sindcarnaúba; Carlos Rubens Araújo Alencar, Diretor Financeiro Adjunto; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais; Paulo André Holanda, Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; e Pedro Alfredo da Silva Neto, Conselheiro Fiscal.
O 50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha segue até sexta-feira, 27, no Centro de Eventos do Ceará.