Estandes do FIEC Summit oferecem soluções para a cadeia de hidrogênio verde
O FIEC Summit 2023, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com foco na cadeia produtiva do hidrogênio verde e de energias renováveis, teve início nesta quarta-feira, 25/10, no Centro de Eventos do Ceará. A visitação aos estandes de empresas relacionadas ao segmento energético faz parte da programação do evento, trazendo nomes de renome nacional e internacional, com soluções para toda a cadeia produtiva fomentada.
Mais de dez estandes ocuparam o espaço do Centro de Eventos, entre empresas, associações, governo estadual e nacional e Academia. Complexo do Pecém e Governo do Estado do Ceará, ABB, Qair Brasil, Associação Caatinga, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), Banco do Nordeste, GIZ, Siemens, Sindienergia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC) compuseram a programação de stands, pautando recursos de fomento econômico para iniciativas de energia renovável, soluções técnicas, novas tecnologias e o foco em sustentabilidade.
O Sistema FIEC também contou com estande na programação, apresentando as soluções oferecidas para o novo cenário energético que se desenvolve mundo afora, com foco na saúde e segurança dos trabalhadores (SESI Ceará); na capacitação da mão de obra para a nova cadeia (SENAI Ceará); na educação executiva alinhada às novas demandas do mercado (IEL Ceará); no foco em dados para a tomada de decisões estratégicas (Observatório da Indústria) e no mercado internacional (Centro Internacional de Negócios).
Aproximando a realidade da transição energética e o público, o SENAI Ceará dispôs um exemplo do equipamento utilizado nos cursos focados no hidrogênio verde, cedido pela parceria com a GIZ, Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável. Os participantes do FIEC Summit puderam ver como funciona um eletrolisador, equipamento responsável pela separação do hidrogênio e do oxigênio da água na obtenção de hidrogênio verde.
“Os alunos têm condições de analisar a temperatura do processo, a corrente e a tensão envolvidas, a eficiência e o fluxo de hidrogênio a ser produzido, com geração de energia elétrica. O curso ofertado foca no hidrogênio e esses kits que estamos mostrando chegaram da Alemanha especificamente para a gente usar no SENAI”, explica Swytz José, instrutor nível superior do SENAI Ceará.
Seguindo a mesma premissa, a Qair Brasil levou à programação, além do estande, seu grupo gerador de energia à hidrogênio GEH2, baseado na tecnologia de célula de combustível a hidrogênio.
“A ideia é que esse gerador a hidrogênio seja um substituto possível para geradores a diesel, que são extremamente poluentes, para suprir a carga de eventos como esse aqui, por exemplo. [...] Esse é um dos poucos geradores desse tipo que a gente tem no país, então estamos buscando levá-lo para eventos para justamente fomentar essa discussão, essa dúvida, essa curiosidade, e mostrar ao público a principal temática e objetivo do hidrogênio, que é a descarbonização e a desfossilização da matriz energética”, explica Rafael Pereira, responsável pela área de ações regulatórias da Qair Brasil e membro do comitê de inovação da empresa.
A visita aos estandes segue nesta quinta-feira, durante o segundo e último dia do FIEC Summit 2023.