7ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair acontece entre 8 e 10 de novembro com novidades do setor de rochas ornamentais
A 7ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), feira realizada pelo Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Eventos de Fortaleza. O evento apresentará as principais novidades do setor de rochas ornamentais e revestimentos, além de palestras com grandes profissionais da área.
A FSBF tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do IEL Ceará, do SESI Ceará, do SENAI Ceará, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Sebrae; apoio institucional do Ibro, CREA e CAU; e promoção da Ikone.
Entre as palestrantes, está a arquiteta e urbanista Miriam Runge, especialista em neuroarquitetura, técnica que consiste na aplicação de princípios fundamentais de neurociência em projetos arquitetônicos e seus processos.
Miriam Runge fará palestra sobre “Design biofílico e as rochas” no segundo dia de evento (9), às 17h. O Design biofílico é uma técnica que visa incorporar elementos naturais aos ambientes. As rochas são muito utilizadas neste cenário por unir beleza, sofisticação, exclusividade e durabilidade. Durante o evento, a arquiteta ainda lançará o livro de sua autoria “Tampos e Pedras”.
A edição deste ano da feira mostrará todo potencial da cadeia produtiva de mármores e granitos cearenses, aumentando a sinergia entre arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e designers, principalmente.
“Vamos mostrar para o mundo as belezas das rochas cearenses e fomentar ainda mais a economia local”, destaca Carlos Rubens Alencar, Diretor da FIEC e Presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), organizador do evento.
O Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil, com cerca de R$200 milhões exportados em 2022. O Estado também é o principal fornecedor de matéria prima bruta para o Espírito Santo, principal exportador brasileiro, com volumes que correspondem a aproximadamente R$250 milhões anualmente.