Ricardo Cavalcante apresenta Observatório da Indústria e Hub do H2V ao Presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas
Nesta quarta-feira (18/10), o Presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, e sua comitiva deram sequência à visita ao Ceará, tendo como anfitrião o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. No início da manhã, eles sobrevoaram o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na região de São Gonçalo do Amarante. Em seguida, em Fortaleza, Cavalcante apresentou o Observatório da Indústria e as ações do Hub do Hidrogênio Verde do estado.
“É uma honra receber o Presidente Vagner Freitas no Ceará, principalmente porque temos muito trabalho para fazer, de mãos dadas. E nossa Federação tem muito a contribuir com o Sistema ‘S’, com as empresas e o governo brasileiro, para fomentamos a educação e a formação profissional de qualidade no Brasil, gerando reflexos diretos na economia e no desenvolvimento da nossa sociedade, assumindo a missão de tornar real a transição energética que já é uma realidade para todos nós”, disse Ricardo Cavalcante.
Acompanhando Freitas, estão no Ceará: a Gerente e o Coordenador de Planejamento, Gestão e Fiscalização do Conselho Nacional do SESI, Fanie Ofugi Rodrigues Miranda e Ricardo Melo, respectivamente, além da Assessora Camila Linhares.
Sobre a experiência de conhecer mais de perto o Observatório da Indústria, o Presidente do Conselho Nacional do SESI manifestou o interesse em levar a experiência do Ceará para o restante do país. “Vamos trazer a experiência [do Observatório da Indústria] do Ceará para o Brasil. Como fazer para ter inteligência e melhorar investimentos para aumentar a lucratividade, tanto para o setor privado quanto para o público. Vamos entrar em contato com o Governo Federal, para ver se conseguimos nacionalizar esta proposta”, conclui.
Já sobre o sobrevoo ao Porto do Pecém e as ações do Hub do H2V do Ceará, o Presidente do Conselho Nacional do SESI compartilhou suas impressões. “Sobrevoar a região do Pecém foi extremamente importante para conhecermos uma região do Brasil que, na realidade, é um pólo industrial imenso que coloca o estado do Ceará na vanguarda, na questão da energia. A apresentação do Presidente Ricardo Cavalcante [do Hub de H2V do estado] corrobora com aquilo que imagino e penso: quando falamos na reindustrialização do país, estamos falando de matriz energética. A indústria que queremos construir é aquela pautada em energia. E o Brasil - e fundamentalmente o Nordeste - pode ser a ponta disso, pois temos todas as condições para produzir energia limpa e também a partir do hidrogênio, algo extremamente moderno”, relata Freitas.
Também participaram do encontro, no Observatório, o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, e o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, acompanhado de seus Assessores Especiais Manoella Amaro e Felipe Barros Leal.
Na terça-feira (17), a comitiva visitou a FIEC, o Museu da Indústria em Fortaleza), além do Centro de Inovação do SESI, do Instituto SENAI de Tecnologia e do Clube da Parceria, que ficam em Maracanaú.