FIEC recebe encontro estratégico Brasil-Alemanha para impulsionar o Hidrogênio Verde e energias Renováveis
Na manhã de terça-feira (17/10) o 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, recebeu uma delegação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) para debater questões relacionadas ao Hidrogênio Verde. O evento reuniu "Key Opinion Leaders" da Alemanha e representantes de empresas brasileiras do setor de energia, com foco em energias renováveis e no promissor campo do hidrogênio verde.
Estiveram presentes no evento o Secretário Executivo da Indústria (SDE), Joaquim Rolim; a Secretária das Relações Internacionais do Ceará e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros; e os membros da delegação da Alemanha, Inga Söllner da NRW.Energy4Climate, Angela Kruth da CAMPFIRE, Max Pingen da RWE TI, Sibyl Scharrer da Hydrogen Hamburg e Lars Bobzien do Ministério da Economia, Transporte, Construção e Digitalização da Baixa Saxônia.
A delegação brasileira incluiu Theodoro Rodrigues da Norr Energia, Otto Resende Vilela da Boven Energia, Ricardo Zanata da Phoenix Contact e Diogo Silva da BASE Energia Sustentável.
Carlos Prado declarou: "Estamos presenciando hoje uma verdadeira revolução no mundo das energias renováveis, e com o hidrogênio verde, encontramos no Ceará as condições ideais para produzir a molécula mais econômica do mundo, com o menor custo. O papel da Federação é acolher todos vocês de braços abertos, com muita honra e satisfação. Queremos proporcionar a vocês a melhor experiência possível, desejamos que todos possam investir, acompanhar, planejar e colaborar com nossos projetos, de modo que possamos alcançar grandes realizações juntos. Contem todos com a FIEC."
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de explorar as perspectivas de colaboração entre o Brasil e a Alemanha na área das energias renováveis, com ênfase no crescente campo do hidrogênio verde. Além disso, o encontro teve como objetivo estabelecer conexões com empresas, tecnologias e iniciativas-chave relacionadas ao hidrogênio verde no Brasil, incluindo visitas a instituições líderes no setor. A iniciativa do evento também visava fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países na busca de uma transição energética sustentável.
Renata Penã, assessora da GIZ, destacou a importância do mercado de hidrogênio verde no Brasil e a parceria valiosa com a FIEC. "Ter esta delegação da Alemanha e do Brasil aqui no Ceará, explorando as oportunidades de negócios e os avanços já realizados pelo Estado, é de extrema relevância. Desejamos acelerar a implementação efetiva do mercado de hidrogênio verde o mais rápido possível. Gostaria de expressar meu agradecimento a todos os envolvidos e à organização impecável da delegação”, concluiu Renata.