Comitiva de militares brasileiros e estrangeiros visita a FIEC e conhece o Observatório da Indústria
Nesta terça-feira (17/10), pela manhã, uma comitiva de militares do Exército Brasileiro e dos exércitos estadunidense, argentino e indiano foi recebida na FIEC, pelo Presidente Ricardo Cavalcante e pelo Vice-Presidente André Montenegro. O objetivo da visita foi conhecer o Observatório da Indústria e suas soluções em inteligência competitiva.
“Nós nos sentimos honrados com a visita de uma instituição tão importante como a Escola Superior de Guerra, que inclui alunos estrangeiros. É interessante porque eles vieram conhecer uma ferramenta muito poderosa - que é o nosso Observatório da Indústria - e ficaram bastante impressionados. São informações que podem colaborar com os estudos deles. Já nos propuseram, inclusive, parcerias para a implantação de uma escola de sargentos em Recife (PE), com um grande investimento”, disse André Montenegro.
A apresentação foi conduzida pela Coordenadora de Inteligência Competitiva do Observatório, Laís Veloso. Da 10ª Região Militar, estiveram presentes: o General de Brigada Danilo Mota Alencar, Coordenador de Comunicação Integrada; Cel. José Menezes, Assessor Institucional; Cel. Barbosa, Assessor de Ciência e Tecnologia; Maj. Carlos; e Cap. Morais; além do Cel. André Vicente Scafutto de Menezes, Assessor da Escola Superior de Guerra (ESG), instituição também representada pela Ten. Daniella Diniz. Também compuseram a comitiva: o Cel. Agustín Domingues, do Exército dos EUA; o Cel. Rajinder Singh, do Exército da Índia; e o Cel. Carlos Horácio Martin, do Exército da Argentina.
Para o Gal. Danilo, conhecer o Observatório foi uma grande experiência. “As potencialidades do Observatório da Indústria são muito surpreendentes porque não imaginávamos como este tipo de auxílio estaria disponível tão perto, em nosso estado. Como cearense, me sinto orgulhoso por sermos, inclusive, referência para outras federações de indústria. E trazer aqui oficiais de alta patente de outros exércitos, que estão realizando cursos no Brasil, é muito importante”, afirmou.
Os militares estrangeiros são alunos do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior Guerra (no Rio de Janeiro), uma formação concebida para preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial nas áreas de Defesa Nacional e Desenvolvimento.
Oficial do exército indiano, o Cel. Singh homenageou a FIEC, durante a visita, em nome dos militares. “O Brasil é um país importante no mundo, devido ao seu potencial econômico e a FIEC desempenha um papel ativo nesse importante campo, na região Nordeste. Vimos as importantes iniciativas tomadas nesse sentido, e o tremendo trabalho que está sendo realizado pela Federação. Parabenizo toda a equipe da FIEC pelo trabalho excepcional que tem realizado, ao longo desses anos. Agradeço pela recepção, pela rica apresentação e pela conversa. Os ensinamentos que foram aprendidos serão de grande valia em nossas atividades, ao retornarmos para nosso país e instituições”, concluiu.