Comitivas da China e da Alemanha visitam instalações do SENAI Barra do Ceará com foco em energias renováveis, hidrogênio verde e indústria digital
Fortalecendo a articulação com agentes internacionais em prol do protagonismo cearense nos segmentos de energia renovável e tecnologia, o SENAI Ceará recebeu nesta segunda-feira, 16/10, uma comitiva chinesa e uma alemã nas instalações de sua unidade na Barra do Ceará.
O grupo chinês, formado por Guo Xuejun, Lu Zheming, Zheng Jian e Cai Lihong, representantes da província de Fujian, veio ao estado conhecer as iniciativas relacionadas à indústria digital, abrangendo áreas como inteligência artificial, manufatura inteligente e software industrial. Já a comitiva alemã contou com lideranças de empresas e de governos relacionados à transição energética e ao hidrogênio verde, como os estados da Baixa Saxônia e a cidade de Hamburgo e as empresas NRW Energy 4 Climate, CAMPFIRE e RWE TI. O grupo alemão foi acompanhado pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) e pelo projeto H2Brasil da GIZ.
O Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, apresentou um panorama do cenário de energias limpas no Brasil para o grupo chinês e ressaltou o potencial do Ceará, que se destaca como o “centro de gravidade de energia renovável do Nordeste”, com capacidade para a produção de hidrogênio verde e pré-contratos já assinados com diversas empresas para este fim.
As ações desenvolvidas nas casas SESI e SENAI Ceará foram apresentadas às comitivas pelo Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI (CIS), Carlos Mesquita, junto aos principais projetos das instituições, voltadas ao cenário de inovação.
Isabela Maciel, Assessora do SENAI para a Transição Energética, falou aos grupos sobre o portfólio de cursos ofertados pelo SENAI Ceará e da estrutura de laboratórios presente na sede da Barra do Ceará, que puderam ser visitadas pelas duas comitivas. O gerente da unidade SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão, conduziu a comitiva por uma visita aos laboratórios da escola.
De acordo com Constantino Frate, a iniciativa contribui para o desenvolvimento cearense nas temáticas tratadas. “Essas duas visitas são extremamente importantes para a consolidação do ambiente de negócios das energias renováveis e do hidrogênio verde no estado do Ceará. Em especial essa da Alemanha, que teve um foco bem definido nas energias renováveis e no hidrogênio. Essa missão da Alemanha continua amanhã na FIEC, então a partir daí eu acho que podem acontecer oportunidades de negócio e quem sabe o Ceará vir a celebrar novos acordos, novos compromissos e MOUs com empresas interessadas em aqui investir”, ressaltou.
Para Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, as visitas representam o renome do trabalho desenvolvido pelo SENAI Ceará e os esforços da instituição em transformar o estado em referência nas energias renováveis e na tecnologia.
Também estiverem presentes Felipe Farias, representando o Centro Internacional de Negócios da FIEC, e Alberto Antunes, da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará.