Inteligência Artificial e Inovação são temáticas em destaque em mais um dia do Programa de Educação Executiva Internacional da FIEC/IEL Ceará
Dando continuidade à agenda nos Estados Unidos do Programa de Educação Executiva Internacional - Boston Beyond, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), os líderes cearenses tiveram a oportunidade de assistir nesta quarta-feira (11/10) a sessões acadêmicas com professores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre duas temáticas que impactam diretamente o mundo dos negócios e a vida das pessoas: inovação e Inteligência Artificial.
Intitulada “Inovação ‘ao redor da caixa’: uma abordagem de resultado em inovação com baixo risco e alto resultado”, a primeira sessão acadêmica foi ministrada pelo professor PhD do MIT, David Robertson, que atualmente dirige o maior e mais bem avaliado programa executivo do MIT, o Executive Program in General Management. O docente explicou esse conceito de inovação a partir da história da LEGO, mostrando como aplicá-lo em empresas e instituições para criar valor adicional aos produtos e serviços.
A segunda sessão acadêmica desta quarta-feira foi sobre “Tendências em Inteligência Artificial e novos impactos da GenAI”, com a professora do MIT, Melissa Webster. Os participantes puderam entender como a Inteligência Artificial irá complementar a força de trabalho, em vez de eliminar empregos. A professora também apresentou as projeções para os próximos passos da GenAI e como elas impactarão as relações humanas e o local de trabalho.
Harvard
Complementando a programação, foi realizada à tarde uma masterclass na Universidade de Harvard, localizada em Cambridge, cidade vizinha de Boston. A universidade é uma das mais prestigiadas do planeta e já formou algumas das mentes mais brilhantes dos EUA, incluindo ex-presidentes e vencedores do Prêmio Nobel.
O professor James Fitchett deu uma aula sobre “Intraempreendedorismo e o Ativismo Criativo”, explicando a visão de Harvard sobre o processo de globalização da competição e das oportunidades por meio da reinvenção da cadeia de produtos e serviços globais.
Após a aula, o grupo seguiu para a Kendall Square, um dos centros de tecnologia que mais crescem no mundo, onde fez uma visita técnica ao Watson Lab, o laboratório de Inteligência Artificial do MIT em parceria com a IBM, considerado um modelo exemplar de colaboração entre indústria e universidade. Fundado em 2017, o laboratório trabalha com a indústria para traduzir a ciência em aplicações práticas que resolvam problemas imediatos no mundo dos negócios e fora dele. O laboratório gerencia atualmente um portfólio de pesquisa de mais de 80 projetos e desenvolve sistemas de IA para cuidados de saúde e uma variedade de aplicações de tomada de decisão.
No local, os participantes do programa puderam explorar diversas perspectivas sobre o futuro da Inteligência Artificial e seus efeitos na indústria. Também puderam conhecer, na prática, os conceitos de Inteligência Artificial e de diversificação de portfólio de inovação apresentados pelos professores Melissa Webster e David Robertson, respectivamente, nas sessões acadêmicas que ocorreram no turno da manhã.
Boston Beyond
O Programa de Educação Executiva Internacional - Boston Beyond começou na última segunda-feira e segue até sexta-feira (13/10). Nele, um grupo de 47 líderes de empresas, governo, universidades e instituições ligadas ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico do Ceará vivencia uma intensa jornada de aprofundamento e aprimoramento de conhecimentos a partir de uma visão global, intercâmbio cultural, fortalecimento de networking e conexões entre setor produtivo, público e academia.
Destaque para a troca de experiências com grandes experts das maiores e mais importantes universidades americanas por meio de conteúdos exclusivamente desenhados pelo IEL Ceará e o MIT para a realidade dos líderes cearenses.
Além de sessões acadêmicas e workshops, o grupo do Ceará participa de visitas técnicas a instituições de ponta e a empresas de destaque no ecossistema local americano.
Saiba mais
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) é uma Escola de Gestão e Aceleração de Negócios, braço da Educação Executiva e Corporativa da FIEC. Entre as suas soluções de maior impacto está o Programa de Educação Executiva Internacional, realizado uma vez a cada ano. Em 2023, o programa é realizado na cidade de Boston, considerada a capital acadêmica dos EUA. A cidade está entre as 30 mais poderosas economicamente do mundo e reúne uma série de renomadas escolas, universidades e instituições de ensino de alto padrão e referência internacional, como a Universidade de Harvard e o MIT.
O programa tem como objetivo o desenvolvimento de ações transformadoras e customizadas, voltadas para o aprimoramento da alta gestão das empresas e instituições, de forma a contribuir efetivamente para o melhor posicionamento das lideranças cearenses. Ele oferece a oportunidade para que os participantes cearenses sejam capacitados por professores de nível internacional, façam networking com outros profissionais e conheçam novas ideias e as melhores práticas mundiais, aprendendo a se adaptar com fluidez ao mercado global presente e futuro em constante mudança.