Palestra do IEL Ceará reflete sobre o comportamento atual dos consumidores e seus efeitos sobre as marcas
Na última quarta-feira (4/10), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) recebeu empresários, empreendedores, executivos e profissionais de marketing e vendas, na Casa da Indústria, para uma palestra sobre o comportamento atual dos consumidores e seus efeitos sobre as marcas. A palestra foi conduzida pelos especialistas da Pande Consultoria, Gian Rocchiccioli e Fernanda Faria, que apresentaram informações e dados esclarecedores sobre as tendências atuais e destacaram a importância das marcas se manterem ágeis e atentas às necessidades e expectativas em constante evolução de seu público-alvo.
A gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins, abriu o evento ressaltando a missão do Instituto de levar conhecimento e inovação para a indústria, trabalhando todas as necessidades das empresas. “Hoje, estamos trazendo em parceria com a Pande dois excelentes profissionais para discutirmos um assunto bastante intrigante. A nossa busca incessante para melhorar os resultados dos negócios está totalmente atrelada ao comportamento do consumidor e às estratégias que as empresas usam para trabalhar seus produtos e serviços e gerar valor. O IEL Ceará procura sempre atrelar ao seu atendimento parceiros como a Pande que tem muito a somar e levar o que há de melhor para as empresas”, disse Margaret.
A Pande é uma consultoria de branding que atua na América do Norte, Europa e África e há mais de 20 anos ajuda marcas nacionais e globais na busca por crescimento e criação de valor. Fernanda Faria é executiva da consultoria e professora da ESPM. Ela iniciou a palestra provocando uma reflexão sobre o processo de revolução e evolução que o mundo está vivendo e mostrando como fatores tecnológicos, demográficos, socioculturais, ambientais, econômicos e políticos-legais impactam as pessoas individualmente, coletivamente e as organizações.
“Todas essas forças impactam no comportamento do consumidor e criam ameaças ou oportunidades para os negócios. Isso significa que toda marca precisa descobrir como integrar essa nova visão aos produtos, serviços, experiências e campanhas”, frisou.
Gian Rocchiccioli destacou que a grande pergunta que as empresas fazem é como prosperar neste mundo tão complexo, ambíguo, ansioso e não-linear. Para dar as respostas a essa pergunta, o consultor propõe a união do modelo de pensamento do design, da estratégia e do valor. “Bem-vindos à era do valor. O modelo de pensamento do design conectado com a ideia de estratégia e de valor tem criado uma revolução no mundo”, sintetizou.