Instrutores do SENAI Ceará participam de seletiva nacional da WorldSkills como avaliadores observadores na etapa Rio de Janeiro
Os instrutores do SENAI Ceará participaram da seletiva nacional da WorldSkills 2023, realizada no Rio de Janeiro de 2 a 6 de outubro. Emerson Jimmy e Mario Wander atuaram como avaliadores observadores na ocupação de Controle Industrial, enquanto o Instrutor Carlos Henrique Silva desempenhou a função de avaliador supervisor na ocupação inédita de Energias Renováveis.
Carlos Henrique Silva, inicialmente destinado a observar a ocupação de Energias Renováveis devido à sua vasta experiência na área, acabou ocupando a posição de avaliador supervisor devido ao seu profundo conhecimento. Ele está participando ativamente da competição.
Nesta edição da World Skills, a ocupação de Energias Renováveis está sendo realizada pela primeira vez, com a participação de seis estados. O Ceará e o Espírito Santo atuaram como observadores, buscando absorver conhecimento e experiência para preparar seus próprios alunos para futuras competições.
"Estamos partindo dessa primeira experiência, o primeiro ano da Ocupação em energia renovável. Nosso objetivo é absorver conhecimento e experiência, trocando ideias com outros estados, para que possamos capacitar nossos alunos para participarem nesta Ocupação daqui a dois anos”, declarou Carlos Henrique.
A WorldSkills é um evento competitivo global que ocorre a cada dois anos, envolvendo jovens com até 21 anos em competições de educação profissional.
Na etapa nacional deste ano, seis departamentos regionais do SENAI selecionaram representantes (CE, DF, GO, MT, SP e RS), de acordo com a categoria de ocupação escolhida, incluindo Construção e Edificações, Moda e Criatividade, Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologias da Informação e Comunicação, entre outras. Cada categoria possui várias subcategorias, totalizando cerca de 60. O melhor competidor representará o Brasil na etapa internacional, programada para ocorrer de 10 a 15 de setembro de 2024, na cidade de Lyon, na França.
Participação dos instrutores como observadores
Emerson Jimmy e Mario Wander estão desempenhando o papel de avaliadores observadores na ocupação de Controle Industrial. O objetivo principal é observar e aprender com a parte técnica da competição, abrangendo infraestrutura, equipamentos e ferramentas, a fim de capacitar equipes do SENAI Ceará para futuras competições.
Durante os três dias do evento, os instrutores se concentraram na execução de três dos quatro módulos da prova.
Um desses módulos abordou a construção de projetos de circuitos, desenvolvidos em software, onde foram observadas as melhores práticas aplicadas. Outro módulo, mais longo, com duração de 10 horas, focou na infraestrutura. Uma característica destacada nesta edição foi o uso do painel sinótico, onde toda a infraestrutura foi montada, incluindo a passagem de cabos por meio de leitos, canaletas e tubos rígidos.
“O que podemos levar para o Ceará são as tecnologias de ponta envolvidas nessa ocupação profissional. Durante a WorldSkills, podemos ver um reflexo das tecnologias mais avançadas, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, afirmou Jimmy.
Este é um evento de extrema importância, especialmente considerando a juventude dos participantes, que geralmente têm entre 18 e 19 anos e ainda não possuem experiência profissional. Hoje, eles têm a oportunidade de trabalhar com as principais tecnologias em um ambiente de competição que envolve equipamentos industriais e soluções que fazem parte do dia a dia da indústria.
"Esses jovens estão se capacitando com o que há de melhor para serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Podemos observar que os participantes estão apresentando um desempenho excelente, cumprindo não apenas o cronograma e o planejamento, mas também entregando com excelência. Isso demonstra a qualidade da formação que recebem, mostrando que o SENAI os prepara verdadeiramente para a indústria. Eles conseguem desenvolver suas atividades de forma plenamente capacitada, prontos para assumir postos de trabalho nas principais indústrias do país", completou Mário.
Os competidores do SENAI Ceará
Estão competindo nas seguintes ocupações: Mecânica Industrial; Mecatrônica; Soluções em Software para Negócios; Aplicação de Revestimentos Cerâmicos; Sistemas Drywall; Tecnologia da Moda; e Construção Digital BIM.
“Os alunos que participam desse tipo de competição, a grande maioria deles se destaca. Muitos encontram excelentes oportunidades no mercado de trabalho, pois se tornam visíveis e muito valorizados. Temos diversos exemplos disso aqui no SENAI do Ceará, onde alunos que participaram da Olimpíada do Conhecimento encontraram empregos com salários acima da média apenas um ou dois meses após a competição”, finalizou Sales Brandão, Gerente da unidade do SENAI Barra do Ceará, que também está no Rio de Janeiro acompanhando a competição.
A WorldSkills
A WorldSkills é um evento bienal que reúne centenas de jovens trabalhadores e estudantes de diversos países nas Américas, Europa, Ásia e África. Esses jovens são selecionados através de competições estaduais e nacionais rigorosas, representando o mais alto nível de habilidades em suas áreas de atuação.
Com cerca de 1.200 competidores, a competição busca premiar talentos excepcionais com reconhecimento global e diplomas de excelência. Esses jovens são verdadeiramente os melhores entre os melhores em seus respectivos países, demonstrando ao mundo todo o seu talento, conhecimento e criatividade profissional.
A Pesquisa de Impacto Global realizada pela WorldSkills em 2021 revelou uma série de benefícios proporcionados e incentivados pelo evento. Isso inclui o aumento do número de jovens qualificados, que adquirem não apenas habilidades técnicas, mas também confiança e resiliência, enriquecendo seus currículos e elevando os padrões de competência profissional.
Além disso, ao colaborar estreitamente com a indústria, a WorldSkills desempenha um papel fundamental em preencher lacunas de habilidades, conhecimento e experiência no mercado de trabalho, garantindo que os profissionais estejam alinhados com os avanços tecnológicos e as demandas atuais.